NOTÍCIAS

Piauí se destaca na produção de hidrogênio verde usando o poder da energia eólica

Com um clima ensolarado durante todo o ano e ventos constantes da classe 1, o Litoral do Piauí emerge como um local favorável para a instalação de usinas de energia eólica e a produção de hidrogênio verde, considerado o “combustível do futuro”. Essa combinação única de fatores naturais coloca o estado em destaque na busca por fontes de energia limpa e sustentável.

A jornada eólica do Piauí

O vento que dá vida ao kitesurf nas praias do litoral piauiense não atrai apenas entusiastas desse esporte, mas também desperta o interesse da indústria de energia eólica. O primeiro projeto de geração de energia eólica no Piauí foi instalado em 2009, e desde então, o estado tem avançado nessa área. Atualmente, o Piauí produz 18 megawatts de energia eólica.

Márcio Leal, superintendente da Usina Eólica Pedra do Sal, ressalta a importância desse avanço: “O mundo demanda novas fontes de energia que não causem impacto no meio ambiente e desacelerem a emissão de CO₂ na atmosfera. Aqui no Piauí, especificamente em Parnaíba, nós temos água, energia e agora vamos ter um porto para poder exportar essa produção.”

O contrato de atuação dessa empresa tem duração de 20 anos, e seus aerogeradores são da mais moderna tecnologia alemã. Essa energia limpa gerada impulsionará a produção de hidrogênio verde.

Os recursos naturais do Piauí a favor do hidrogênio verde

O Piauí se destaca por ser detentor do terceiro maior lençol freático do Brasil, oferecendo um recurso adicional para a produção sustentável de hidrogênio verde. O processo de produção desse combustível do futuro envolve a utilização de energia limpa, como a eólica, para separar as moléculas de hidrogênio de outras substâncias.

Daniel Oliveira, secretário estadual do meio ambiente, destaca o compromisso do estado em equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Todos os projetos passaram por estudos de impacto ambiental para garantir que a exploração responsável dos recursos naturais seja priorizada.

O caminho para a sustentabilidade e geração de hidrogênio verde

Essa transformação rumo à produção de hidrogênio verde também implica na geração de conhecimento, desenvolvimento de novas tecnologias e a necessidade de mão de obra especializada. João Paulo Macêdo, reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), enfatiza a importância da educação e da capacitação para acompanhar essa evolução:

“Certamente esse conjunto de investimentos vai exigir da gente uma pactuação junto ao Ministério da Educação, articulado com o governo do estado e toda a bancada federal, para que a gente possa consolidar os nossos cursos atuais e ampliar a nossa capacidade de oferta sintonizada com as perspectivas futuras que temos aqui para a região.”

O combustível do futuro

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do planeta, mas está geralmente ligado a outros elementos, como o oxigênio, na forma de água, ou ao carbono, na forma de hidrocarbonetos, como gás, carvão e petróleo. Para ser usado como combustível, ele precisa ser separado de outras moléculas.

O hidrogênio verde é obtido a partir da quebra de moléculas que contenham H2 na composição, diferentemente do hidrogênio cinza, amplamente utilizado na indústria petroquímica, que utiliza fontes fósseis, principalmente o gás natural.

Na modalidade sustentável, o hidrogênio verde é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como etanol, biogás e vinhaça, um resíduo das usinas canavieiras.

O Piauí se posiciona como um pioneiro na produção de hidrogênio verde, alinhando-se com os objetivos globais de redução de emissões de carbono e avançando em direção a um futuro mais limpo e sustentável. Com uma abordagem cuidadosa para o desenvolvimento desses recursos naturais, o estado está se consolidando como um polo de energia limpa e hidrogênio sustentável.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago