NOTÍCIAS

Chineses estão construindo frota de navios para transportar até 5 mil carros elétricos por vez

Os estaleiros ao longo do rio Yangtze estão em plena atividade, 24 horas por dia, na construção de uma frota de navios de transporte de carros que funcionam como estacionamentos flutuantes, capazes de transportar impressionantes 5.000 ou mais carros elétricos por vez. Essa é uma resposta à explosão das exportações de carros elétricos chineses, uma tendência que está transformando o mercado automobilístico global.

Navios especializados para a demanda de carros elétricos

A China se tornou um gigante na fabricação de veículos elétricos, com montadoras locais como a BYD e a Chery liderando a produção global desse tipo de carro. Enquanto os consumidores chineses estão cada vez mais optando por veículos elétricos, a produção de modelos a gasolina continua em alta, criando um excesso desses veículos.

No entanto, a demanda internacional por carros elétricos baratos, fabricados na China, é tão alta que o principal obstáculo para expandir ainda mais as exportações é a falta de navios especializados para transportá-los.

As montadoras chinesas têm expandido sua presença em mercados ao redor do mundo, conquistando parcelas significativas na Rússia, no sudeste asiático, na Austrália, na América do Sul e no México. Agora, elas estão se preparando para uma grande expansão na Europa, assim que tiverem navios suficientes para atender a essa demanda.

O crescimento das exportações chinesas de carros elétricos

Nos últimos três anos, a indústria automobilística chinesa quadruplicou suas exportações, ultrapassando o Japão como líder mundial nesse setor. Apenas nos primeiros sete meses deste ano, as exportações de carros chineses aumentaram incríveis 86%. Isso ocorre em um momento em que as exportações chinesas totais de outros produtos estão em declínio, refletindo um cenário de desaceleração econômica global e uma mudança nos hábitos de consumo.

A motivação por trás das exportações de carros chineses

As exportações de carros chineses são uma resposta à capacidade não utilizada das montadoras do país para produzir cerca de 15 milhões de carros a gasolina por ano. Diante dessa situação, as montadoras chinesas estão enviando mais de 4 milhões de carros para mercados estrangeiros a preços competitivos. A alternativa seria fechar fábricas, uma opção inviável.

O ex-CEO da Chrysler China e atual CEO da Automobility, Bill Russo, destaca que as exportações se tornaram uma necessidade para a indústria automobilística chinesa, que está encontrando sucesso em todo o mundo. Os carros chineses estão ganhando destaque em eventos do setor, como o Salão do Automóvel de Munique, e estão conquistando mercados tradicionais, como a Austrália, onde superaram os rivais sul-coreanos em vendas.

A necessidade de navios para sustentar a expansão

Embora a indústria automobilística chinesa esteja se expandindo rapidamente, a falta de navios adequados está impedindo que ela alcance todo o seu potencial. Os estaleiros ao longo do rio Yangtze estão trabalhando incessantemente na construção de navios de transporte de carros capazes de acomodar milhares de veículos elétricos de uma só vez.

As empresas chinesas, juntamente com companhias de transporte marítimo europeias e de Cingapura, encomendaram quase todos os navios disponíveis no mundo para essa finalidade.

A Europa como próximo alvo das montadoras chinesas

A Europa é o principal foco de expansão das montadoras chinesas, que estão usando marcas como Volvo e MG para ganhar aceitação no continente. A estatal Shanghai Automotive Industry Corp. (SAIC), que adquiriu a lendária marca MG da Inglaterra, está exportando carros baratos da China para a Inglaterra e a Austrália, onde a MG ressurgiu como uma das marcas mais vendidas do país.

Embora a falta de navios seja um desafio a ser superado, as montadoras chinesas estão determinadas a conquistar novos mercados em todo o mundo, fortalecendo sua presença global na indústria automobilística. Os carros elétricos chineses estão se tornando uma força a ser reconhecida, impulsionando a indústria automobilística para um futuro cada vez mais sustentável.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Vagas no setor de logística! Empresa contrata profissionais de todo o Brasil

Se você está buscando oportunidades profissionais na área de logística, fique atento às últimas vagas…

29 minutos ago

Edital publicado! Universidade Federal mais de 30 vagas em programa de pós-graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou recentemente a abertura das inscrições para o processo…

1 hora ago

Oportunidade de carreira na marinha mercante: Concurso oferece 293 vagas para escolas de formação de oficiais

A Marinha Mercante abre as portas para uma nova geração de talentos com a publicação…

2 horas ago

UFCA oferece curso de especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social na modalidade EAD

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a abertura de inscrições para o curso de…

2 horas ago

Nova fábrica de telhas e painéis termoisolantes da Perfilor, joint venture da ArcelorMittal e Tekno, será construída em Santa Catarina

O município de Araquari, situado no litoral Norte de Santa Catarina, está prestes a receber…

2 horas ago

Caoa Montadora anuncia novas vagas de emprego no Brasil

Em um mercado dinâmico e repleto de oportunidades, a Caoa Montadora se destaca como uma…

2 horas ago