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Chinesa BYD define o Brasil como foco principal em seus planos de carro elétrico

A BYD anuncia que o mercado brasileiro é um dos seus focos principais. A multinacional investirá bilhões em suas unidades e deve produzir 300 mil carros elétricos por ano.

by Marcelo Santos
Chinesa BYD define o Brasil como foco principal em seus planos de carro elétrico

Quando o fundador e presidente da empresa Build Your Dreams (BYD), Wang Chuanfu, conhecido como Elon Musk chinês, chegar ao Brasil no mês de outubro, trará diversos planos em sua bagagem. Além de lançar a pedra essencial das três unidades na Bahia, de carros elétricos, beneficiamento de lítio e chassis de ônibus, Wang virá com a ideia de construir uma fábrica de chassis de ônibus elétricos no Pará, que sediará a 30º conferência do clima, em 2025.

Chinesa BYD investirá R$ 3 bilhões inicialmente 

Caso a ideia dê certo, será mais um passo para que a chinesa BYD fortaleça sua posição no país e mire todos os mercados da América Latina.

O investimento inicial de R$ 3 bilhões, em Salvador (BA), é estratégico para a atuação na região e para expandir sua internacionalização. Segundo a vice-presidente global da BYD e presidente para as Américas, Stella Li, a empresa não apenas terá uma fábrica para montar carros elétricos.

A BYD trará pesquisa e inovação e quer transformar Salvador em novo Vale do Silício. O Brasil é a prioridade de investimento, segundo Stella, que ressalta que a BYD registra 15 patentes por dia na China e já tem 28 mil aprovadas.

Na Bahia, será desenvolvido um centro de pesquisa e desenvolvimento, com um time de pesquisa brasileiro, para desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, com foco no uso de etanol conjugado com a propulsão elétrica. A princípio, serão gerados 5 mil empregos e a ideia é levar um grupo de futuros profissionais da unidade baiana até a China para absorverem a cultura da BYD.

BYD entra para disputar no mercado de luxo

Na última semana, na BYD em Shenzhen, foi lançada a submarca Fang Cheng Bao, com a presença de Wang Chuanfu. Com foco no setor de veículos de luxo, o primeiro modelo apresentado pela submarca foi o Bao 5, ou Leopard 5, um SUV off-road híbrido, ainda sem previsão para chegar ao Brasil.

Na China, a faixa de preço do carro elétrico varia entre US$ 41,2 mil e US$ 54,9 mil. O veículo da chinesa BYD brigará com modelos de luxo como o Land Rover Discovery e Ford Bronco.

O modelo da chinesa BYD traz uma plataforma híbrida off-road dual mode, com tração elétrica inteligente nas quatro rodas, gerando equilíbrio entre segurança do veículo e condução potente. Com este sistema, é possível dirigir sem esforço por encostas, terrenos pantanoso e montanhas.

Revolucionando o mercado de carros elétricos

Segundo Chuanfu, a empresa está liderando uma revolução profunda no cenário de veículos de nova energia, convertendo carros em ativos únicos e feitos sob medida. As unidades brasileiras da BYD serão as primeiras fora da Ásia.

Até o mês de outubro, a companhia já terá fechado negócio com o governo da Bahia, que comprou as instalações de Camaçari, que pertenciam a Ford, para facilitar a transação. Além de oito fábricas de carros elétricos na China, a BYD possui uma unidade na Tailândia. No total, a companhia gera 600 mil empregos, sendo 90 mil engenheiros.

Fabricação de carros elétricos no Brasil pode chegar a 300 mil unidades

A expectativa é que a produção em Camaçari comece em 2024, com dois modelos, o elétrico Dolphin e SUV híbrido Song, chegando a 150 mil unidades anuais. Quando as exportações para países vizinhos se consolidarem, a produção pode chegar a 300 mil unidades e Stella Li afirma que ao menos outros seis modelos podem ser produzidos na Bahia. No Brasil, a BYD possui duas fábricas em Campinas, além de uma unidade de produção de baterias em Manaus.

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