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Transporte de petróleo brasileiro: China investe em navio-tanque próprio para facilitar logística

Com o aumento da produção de petróleo nos campos de Búzios e Mero, localizados no Rio de Janeiro, a China desenvolveu um navio-tanque especializado para transportar o petróleo brasileiro. A embarcação de transporte de petróleo denominada NS Pioneer foi entregue em março e pertence à empresa chinesa CNOOC Petrochemicals Import & Export Co., Ltd.

Navio chinês conta com sistema de emissão de carbono reduzido

Além de sua tecnologia avançada, o navio-tanque chinês de transporte de petróleo também possui um sistema de emissão de carbono reduzido, que pode diminuir em quase 7 mil toneladas a emissão de dióxido de carbono por ano. Essa característica é especialmente importante no contexto atual, em que a preservação do meio ambiente é uma questão prioritária.

O transporte de petróleo é uma atividade essencial para a economia brasileira e o NS Pioneer representa um avanço significativo na capacidade da China de transportar petróleo brasileiro com eficiência e segurança. Com essa embarcação, a China fortalece sua posição como um importante parceiro comercial do Brasil e como uma potência naval capaz de operar em águas profundas.

Conheça o NS Pioneer

O NS Pioneer, um gigantesco navio-tanque especialmente projetado para o transporte de petróleo brasileiro, tem uma capacidade de carga de até 155 mil toneladas. Equipado com sistemas avançados de posicionamento dinâmico e carregamento de proa, consegue operar em profundidades superiores a mil metros.

A construção do navio foi realizada pela Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd, que afirma que ele pode manter sua posição no mar sem a necessidade de ancoragem, eliminando assim as limitações impostas pelo comprimento das âncoras.

Relações comerciais entre Brasil e China

Recentemente, o governo brasileiro anunciou um acordo com a China para realizar transações comerciais diretamente entre o real e o renminbi, sem a necessidade do dólar americano como intermediário. É importante ressaltar que, embora seja frequentemente referida como yuan, a moeda chinesa é oficialmente denominada renminbi, sendo que yuan é utilizado como unidade de contabilização monetária.

Durante a visita de uma delegação de empresários brasileiros à China, a subsidiária do Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) no Brasil foi autorizada a atuar como “clearing house”, permitindo a compensação direta de renminbi para o real.

Lula fala sobre acordo

O Presidente Lula manifestou o desejo de avançar além do acordo firmado com a China e propôs a criação de uma moeda própria para o banco do Brics, com o intuito de financiar as relações comerciais entre os países membros, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante sua visita a Xangai, Lula sugeriu a possibilidade de estabelecer uma moeda capaz de promover a integração econômica entre os países do Brics. Em janeiro, durante sua visita à Buenos Aires, ele já havia mencionado a criação de uma unidade de troca comum para transações comerciais e financeiras entre Brasil e Argentina.

Moeda comum com a Argentina

Em janeiro deste ano, o presidente Lula defendeu a discussão com a Argentina sobre a possibilidade de criação de uma moeda comum entre os dois países. A declaração ocorreu após uma reunião com o presidente argentino, Alberto Fernández, e teve como objetivo facilitar o comércio entre as nações.

Segundo Lula, a utilização da moeda dos países parceiros seria uma forma de diminuir a dependência do dólar. O presidente também mencionou a possibilidade de criar uma moeda comum para todos os países da América no futuro.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

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