Home ECONOMIA Big Mac Index: como preços do Mcdonald’s mostram subvalorização do real perante o dólar?

Big Mac Index: como preços do Mcdonald’s mostram subvalorização do real perante o dólar?

Neste artigo, apresentamos conceitos sobre economia para entender a situação do real perante redes de fast food internacionais, além do poder de compra dos consumidores.

by Daiane
Big Mac Index: como o preço de um lanche mostra a subvalorização do real perante o dólar?

A média de valor de um Big Mac no Brasil em 2022 foi de R$ 22,53, enquanto que nos EUA o preço foi de US$ 5,36, isso segundo a famosa revista The Economist. Com base nesses valores, a diferença indica que a moeda brasileira está subvalorizada quando comparada ao dólar, algo em torno de 17,2%, logo, tal comparação indica que o valor do dólar deveria ser R$ 4,27 aproximadamente.

O tablóide The Economist publica desde 1986 o Big Mac Index, que realiza a comparação dos preços diferentes desse sanduíche em diversos países. A saber, a revista utiliza a teoria da paridade do poder de compra (PPP) como base para realizar o cálculo.

De acordo com essa teoria, deve-se ajustar as taxas de câmbio no longo prazo para que os preços de uma cesta de bens e serviços sejam idênticos – como é o caso do sanduíche Big Mac – em países diferentes.

Nos Estados Unidos o preço deste hambúrguer é referência para avaliar se a PPP está sendo respeitada em outras nações. A disparidade de preços do Big Mac em diferentes países indica se a moeda do país está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação ao dólar.

Subvalorização do real

A partir dos dados divulgados pela The Economist, é possível constatar que o preço médio do Big Mac nos Estados Unidos em 2022 foi de US$ 5,36, enquanto no Brasil foi de R$ 22,90 (equivalente a US$ 4,59, na cotação atual).

Essa diferença na taxa de câmbio mostra que a moeda utilizada no Brasil está subvalorizada em relação ao dólar, sendo essa subvalorização continuada em 17,2% pela revista. Em 2012, o preço deste sanduíche no Brasil era de R$ 11,25, enquanto nos EUA era de US$ 4,03.

Naquele momento, a situação era contrária, com o real valorizado em 40%. Segundo a The Economist estima-se que a taxa de câmbio ideal seria de R$ 2,79, mas na prática o dólar estava sendo negociado a R$ 1,99.

Segundo o Big Mac Index, que avalia os preços do sanduíche em 55 países, somente cinco deles contam com moedas mais valorizadas do que o dólar em 2022, o que também significa que esses países tiveram os Big Mac com o preço mais elevado. São eles:

  • Suíça (+35,4%),
  • Uruguai (+27,8%),
  • Noruega (+22,9%),
  • Suécia (+4,8%) e
  • Dinamarca (+0,9%).

O país em que o Big Mac é mais barato é o Egito, onde a libra egípcia possui uma desvalorização de 65,6% comparado ao dólar. Lá, o valor do hambúrguer é de 55 libras egípcias, e o dólar é estimado em 10,26 libras egípcias. Segundo o cálculo da revista, o valor justo para o dólar no país seria de 29,84 libras egípcias.

Índice Big Mac: o que é?

O Índice Big Mac ou Big Mac Index é utilizado por mais de 100 nações como um indicador de poder de compra entre as principais moedas mundiais. Logo, tornou-se referencial de preço o sanduíche hormônio que é produzido com as mesmas matérias primas em diferentes países.

Assim, o sanduíche da famosa McDonald ‘s, é utilizado por economistas para mensurar diferenças de preços em diferentes nações. A saber, o BIG MAC substitui a tradicional cesta de mercadorias.

Tal índice baseia-se no valor do hambúrguer, para determinar por meio de cálculos a quantidade que determinado indivíduo de uma nação, consegue comprar deste alimento com o salário mínimo do país.

Apesar de parecer estranho a escolha do sanduíche BIG MAC como indicador, não é aleatório, já que segundo especialistas este simples alimento é capaz de indicar variados fatores econômicos de determinada região.

Afinal, a explicação para isso é simples! O sanduíche é feito com ingredientes padronizados, assim como o processo de produção, o que torna a comparação de poder de compra mais fácil. Junto a isso, temos o fato de que o valor dos ingredientes, custo de produção e publicidade é diferente para cada região.

Metodologia do cálculo

O Big Mac Index é uma ferramenta importante para avaliar a Paridade do Poder de Compra (PPC) entre países, o que é feito comparando o preço do famoso hambúrguer em diferentes nações. Esse cálculo é realizado utilizando as moedas locais e comparando as taxas de câmbio oficiais para determinar se as moedas estão supervalorizadas ou desvalorizadas, levando em consideração a Teoria do Poder de Compra.

Por exemplo, se o preço de um Big Mac é de US$ 5 nos Estados Unidos e de R$ 20 no Brasil, e a taxa de câmbio oficial é de 1 dólar para cada 5 reais, podemos observar que o dólar vale mais que 4 reais. Isso indica que a moeda brasileira está desvalorizada em relação ao dólar.

Outra forma de usar o Big Mac Index para analisar o poder de compra é converter os preços dos hambúrgueres para a mesma moeda, como o dólar. Assim, o preço do Big Mac no Brasil seria de cerca de US$ 5, o que demonstra que o poder de compra dos brasileiros é inferior ao dos norte-americanos.

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