A Shell, uma renomada empresa de energia, firmou parceria com a SparkCognition, uma empresa de análise de big data, para aproveitar a tecnologia da inteligência artificial (IA) desta última na exploração de petróleo em águas profundas.
Essa colaboração visa aprimorar a produção de petróleo offshore, utilizando os algoritmos de IA da SparkCognition para processar e analisar grandes volumes de dados sísmicos. Ao adotar essa tecnologia, a Shell visa melhorar a eficiência operacional, aumentar o sucesso da exploração e acelerar o processo na totalidade.
A implementação dos algoritmos de inteligência artificial (IA) da SparkCognition tem o potencial de revolucionar o processo de exploração de petróleo, reduzindo significativamente o tempo necessário. Conforme afirmado pelas empresas envolvidas, essa nova abordagem pode reduzir o período de exploração de nove meses para apenas nove dias.
Essa melhoria notável é possibilitada pela IA generativa para imagens sísmicas, que tem o potencial de impactar positivamente o processo de exploração. O vice-presidente de Inovação e Performance da Shell, Gabriel Guerra, expressou o compromisso da empresa em explorar novas abordagens e repensar suas operações.
Uma das principais vantagens da inteligência artificial (IA) da SparkCognition está na capacidade de gerar imagens de subsuperfície usando menos dados de varredura sísmica em comparação com os métodos convencionais. Esse avanço não apenas contribui para um fluxo de trabalho mais eficiente, mas também ajuda a preservar os recursos de águas profundas.
Ao reduzir a dependência de extensas pesquisas sísmicas, a tecnologia acelera o processo de pesquisa, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e reduzindo os custos associados à computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês).
A colaboração entre a Shell e a SparkCognition apresenta grande potencial para a indústria de petróleo. A aplicação da tecnologia de IA em empreendimentos de exploração pode revolucionar a descoberta e exploração de novos campos de petróleo.
Bruce Porter, cientista-chefe da SparkCognition, destacou o impacto positivo da IA generativa para imagens sísmicas no processo de exploração. Ao aproveitar essa tecnologia, as empresas visam melhorar a velocidade operacional, aumentar as taxas de sucesso na produção de petróleo e, em última análise, impulsionar uma maior eficiência na indústria.
A Shell lançou o terceiro modelo do caminhão Shell Starship, conhecido como Shell Starship 3.0. Desde o seu início em 2018, o modelo passou por aprimoramentos contínuos.
A Dra. Selda Gunsel, presidente da Shell Global Solutions e vice-presidente de tecnologia de combustíveis e lubrificantes da Shell, afirmou que o Shell Starship 3.0 incorpora algumas das melhores tecnologias disponíveis para auxiliar na descarbonização do setor de transporte pesado.
O destaque do caminhão é o motor Cummins X15N de 15 litros, que funciona com gás natural fornecido pela Shell. Esse motor é projetado para reduzir significativamente as emissões de carbono. O combustível utilizado é produzido a partir de resíduos orgânicos, também conhecido como biometano, e pode ser misturado com gás natural extraído do petróleo.
A Dra. Gunsel enfatizou a importância da combinação entre os combustíveis e lubrificantes de alta qualidade e baixo atrito da Shell, tornando o motor a gás natural uma escolha ideal para a próxima evolução do Starship.
O caminhão foi equipado com uma cabine totalmente aerodinâmica, contribuindo para uma redução significativa do arrasto aerodinâmico. Os pneus de baixa resistência ao rolamento da Bridgestone também são utilizados, proporcionando maior eficiência.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…