Home INDÚSTRIA Alerta na indústria petrolífera: Petrobras registra queda de 4% na produção de petróleo devido a vendas de ativos no primeiro trimestre de 2023

Alerta na indústria petrolífera: Petrobras registra queda de 4% na produção de petróleo devido a vendas de ativos no primeiro trimestre de 2023

A Petrobras revelou resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023 que mostraram uma queda de 4% na produção de petróleo.

by Marcelo Santos
Petrobras registra queda de 4% na produção de petróleo devido a vendas de ativos no primeiro trimestre de 2023

A Petrobras divulgou seus resultados do primeiro trimestre de 2023, revelando uma queda na produção de petróleo de 4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, devido a desinvestimentos e ao declínio natural de campos antigos. No entanto, a produção do pré-sal teve um aumento de 1,2% em relação a 2022, impulsionando a produção total no primeiro trimestre deste ano em 1,4% em comparação ao quarto trimestre de 2022.

Produção de petróleo da Petrobras

A produção de petróleo da Petrobras diminuiu 4% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao período homólogo, totalizando 2,141 milhões de barris de petróleo por dia. Esse resultado foi influenciado pelo declínio natural de campos antigos e desinvestimentos, incluindo as plataformas P-18 e P-20 e as operações em Albacora Leste e Papa-Terra.

No entanto, a produção do pré-sal teve um aumento de 1,2% em relação a 2022, atingindo uma média de 1,7 milhão de bpd. A produção no pós-sal no Brasil, por outro lado, teve uma queda de 18% na comparação anual e recuo de 4,5% ante o quarto trimestre de 2022. Os efeitos negativos no pós-sal foram parcialmente compensados pelo início de produção de quatro novos poços na Bacia de Campos (três em Roncador e um no Polo Jubarte).

Petrobras: vendas de derivados no mercado interno

As vendas de derivados no mercado interno da Petrobras tiveram uma leve queda de 0,2% na comparação anual, com redução de 5,5% em relação ao quarto trimestre de 2022, principalmente devido ao consumo sazonal mais fraco de diesel e gasolina no primeiro trimestre do ano.

O desinvestimento da refinaria Reman no Amazonas também afetou a evolução das vendas desses derivados entre os trimestres. A produção total de derivados teve queda de 4,2% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre, acompanhando a redução de vendas e impactada por paradas programadas de unidades da Revap, Refap e RPBC.

Em relação ao primeiro trimestre de 2022, a produção teve queda de 4,3% em função das paradas programadas e da saída da Reman, que representava 2,4% da capacidade do parque de refino da empresa.

Vendas de diesel e gasolina

As vendas de diesel da Petrobras no mercado interno totalizaram 715 mil barris por dia, uma queda de 0,2% na comparação anual e recuo de 7% ante o quarto trimestre de 2022. Já as vendas trimestrais de gasolina da companhia no mercado interno somaram 414 mil barris por dia, uma queda de 7,4% em relação ao quarto trimestre.

Apesar disso, as vendas totais da Petrobras no primeiro trimestre foram as maiores registradas para um primeiro trimestre nos últimos seis anos, segundo a empresa. Em relação ao primeiro trimestre de 2022, as vendas de gasolina cresceram 3,1%, principalmente em razão do aumento da competitividade da gasolina em relação ao etanol no abastecimento dos veículos flex.

Exportação de petróleo

A exportação de petróleo da Petrobras aumentou significativamente no primeiro trimestre de 2023, somando 733 mil barris por dia, representando um aumento de 35% na comparação anual e um avanço de 19,4% em relação ao quarto trimestre de 2022. Esse resultado foi impulsionado pela elevação da realização de estoques em andamento de períodos anteriores e pela menor importação de derivados, devido à sazonalidade do consumo, segundo a empresa.

Veja também