Home NOTÍCIAS Petroleira boliviana YPFB pretende alcançar 4,7 milhões de metros cúbicos em vendas de gasolina e óleo diesel em 2023

Petroleira boliviana YPFB pretende alcançar 4,7 milhões de metros cúbicos em vendas de gasolina e óleo diesel em 2023

As metas da companhia para o ano de 2023 apontam para vendas de mais de 4,7 milhões de metros cúbicos de gasolina e óleo diesel.

by Redação Petrosolgas
As metas da companhia para o ano de 2023 apontam para vendas de mais de 4,7 milhões de metros cúbicos de gasolina e óleo diesel.

A petroleira boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) anunciou recentemente o seu plano de metas para o ano de 2023. Ela pretende chegar à marca de 4,7 milhões de metros cúbicos em vendas de gasolina e óleo diesel até o fim do ano. Para isso, ela se aproveitará do crescimento dos setores produtivo e de serviços durante os próximos meses. Trata-se de uma empresa privada que, desde a sua criação em dezembro de 1936, se dedica à exploração, destilação e venda de petróleo e seus derivados.

Setores produtivo e de serviços serão os principais agentes no plano de vendas de 4,7 milhões de metros cúbicos de gasolina e óleo diesel da YPFB em 2023

A petroleira boliviana YPFB está com grandes projeções de crescimento no mercado de distribuição de combustíveis ao longo do ano de 2023. Apoiada no crescimento industrial, ela está visando alcançar a meta de vendas de 4,7 milhões de metros cúbicos de gasolina e óleo diesel no país. 

Os números foram divulgados em comunicado pelo presidente da petroleira estatal, Armin Dorgathen Tapia, durante esta semana. Ele afirma que a empresa irá se apoiar nos setores da agricultura, indústria, comércio e transporte ao longo do ano, em razão do seu aquecimento, para chegar aos resultados de vendas de gasolina e óleo diesel.

“A Yacimientos assumiu as previsões correspondentes para garantir combustíveis para os setores produtivos e de serviços em nível nacional. As atividades econômicas terão volumes suficientes para realizar suas atividades com absoluta normalidade durante esta administração, com base no mandato que recebemos de nosso Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia”, disse o presidente. 

Dentre os 4,7 milhões de metros cúbicos de vendas que a petroleira deseja alcançar, 2,3 milhões de metros cúbicos serão de gasolina especial e um volume de mais de 2,4 milhões de metros cúbicos será de óleo diesel. As regiões de Santa Cruz, La Paz e Cochabamba serão as que mais consumirão os produtos ao longo do ano de 2023, como aponta as projeções da YPFB. Ela pretende impulsionar as vendas da gasolina e óleo diesel no país com os novos projetos de infraestrutura, indústria e serviços emergentes atualmente.

Petroleira alcançou número de vendas expressivo em 2022 e pretende impulsionar a comercialização em 2023

No ano de 2022, a YPFB alcançou a marca de vendas de 2.164.908 metros cúbicos de gasolina especial e 2.289.320 metros cúbicos de óleo diesel no país. Esses números foram bastante expressivos para a conjuntura socioeconômica ao longo do último ano, mas poderão ser fortemente expandidos nos próximos meses. 

Mesmo com um aumento na venda de gasolina de 7,54% e de óleo diesel de 10,72% entre a gestão atual e passada, a petroleira estatal ainda busca tornar esses valores maiores com os novos projetos dos setores produtivo e de serviços no ano. Atualmente, o Plano de Contingência enfrentado pela YPFB possibilita garantir a logística do abastecimento normal de hidrocarbonetos líquidos no país.

“O governo nacional, por meio de seu braço operacional YPFB, preserva maior autonomia e reservas de combustível para casos de contingência, como a guerra que obrigou os países da região a aumentar o preço do combustível, devido ao aumento dos preços internacionais do petróleo”, afirmou Dorgathen Tapia.

Apesar dos cenários internacionais instáveis, como a guerra entre a Ucrânia e Rússia, esse ainda é o pilar de apoio da petroleira para a comercialização dos combustíveis em situações de crise. Dessa forma, ao longo de 2023, a petroleira YPFB pretende continuar se destacando nas vendas de gasolina e óleo diesel com o apoio estatal.

Portanto, podemos concluir que as metas da companhia para o ano de 2023 apontam para vendas de mais de 4,7 milhões de metros cúbicos de gasolina e óleo diesel. Além disso, a petroleira boliviana YPFB pretende aproveitar o aquecimento dos setores produtivo e de serviços para expandir número de venda no ano.

Veja também