Home DESTAQUE Royal FIC investe US $ 5,6 milhões em nova usina fotovoltaica, se tornando a maior do Brasil

Royal FIC investe US $ 5,6 milhões em nova usina fotovoltaica, se tornando a maior do Brasil

by Luis Santana
A partir de setembro deste ano, uma das cinco maiores usinas solares do Brasil em Geração Distribuída, a Usina Fotovoltaica TMW Energy, que terá capacidade instalada de 4,75 MWp, com geração prevista de 7.318.000 kWh, estará em operação. É a maior fábrica do estado de São Paulo e a maior do Brasil com painéis fotovoltaicos nacionais.

O Grupo de Distribuição de Combustíveis Fósseis Royal FIC do Brasil investe cerca de US $ 5,6 milhões em uma usina fotovoltaica de geração distribuída. Segundo a empresa, a capacidade instalada da empresa será de 4,75 MW, e a produção esperada é de 7.318.000 kWh de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer 3.000 residências. Estará localizado em aproximadamente 80.000 m² de terreno localizado em Campinas e serão instalados 14.400 módulos fotovoltaicos com capacidade de 330 kW. Assim, é a maior fábrica do estado de São Paulo e a maior do Brasil com painéis fotovoltaicos nacionais.

O modelo de negócio adotado será a Geração Compartilhada, uma forma de distribuição regulada pela Resolução Normativa ANEEL nº 482. Neste sistema orientado a B2B, os clientes formam um consórcio e investem nas taxas de aluguel de uma instalação fotovoltaica em um parque solar. Em troca, o que é chamado de sistema de compensação de energia, as empresas recebem empréstimos concessionais para uma conta de eletricidade. A economia resultante pode variar de 10% a 20%.

De acordo com Eduardo de Mello e Lima, gerente de projetos da TMW Energy, “neste modo, os clientes não precisarão investir em painéis fotovoltaicos nos telhados de suas empresas e não terão que arcar com os custos de operação e monitoramento da fábrica.

Nós financiaremos isso. Ao alugar tarifas, os clientes não sofrerão com as mudanças nas bandeiras (verde, amarelo e vermelho) em suas contas, e o IGP-M aponta para uma reconfiguração contratual, um valor menor para reconfiguração de energia, que foi a média do ano passado. 8,66% das tarifas da CPFL de São Paulo, a distribuidora da nossa gama operacional, “portanto, adquirindo cotas, o cliente receberá uma série de vantagens e reduzirá a conta

A Alsol Renewable Energies, empresa do grupo Energisa especializada em geração distribuída de diversas fontes renováveis, será responsável pela construção da usina solar TMW Energy. O parque contará com módulos fotovoltaicos fornecidos pela BYD Brasil, gigante global na área de energia limpa, fabricante de baterias de lítio, carros elétricos e plug-ins, que em 2017 inaugurou uma fábrica para a produção de módulos fotovoltaicos em Campinas.

 

Veja também