Um estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) busca demonstrar como o etanol pode possibilitar a produção de hidrogênio verde com benefícios significativos tanto para o meio ambiente quanto para a economia. Desde 2015, o local tem pesquisado maneiras de utilizar o biocombustível obtido a partir da cana-de-açúcar para alimentar células de combustível de hidrogênio.
O Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Shell, está progredindo em três importantes linhas de pesquisa que envolvem tecnologias para a produção de hidrogênio verde.
Na sede da Universidade de São Paulo (USP), as rotas produtivas estudadas utilizam como matéria-prima produtos ou subprodutos provenientes do setor sucroalcooleiro, tais como etanol e vinhaça. O projeto conta com um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões.
De acordo com Thiago Lopes, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e membro do RCGI, o custo do hidrogênio verde produzido a partir do etanol é significativamente mais baixo do que o hidrogênio obtido por meio da eletrólise da água ou do gás natural. A pegada de carbono do hidrogênio gerado pelo etanol é menor do que a obtida na eletrólise da água, mesmo com a matriz renovável de eletricidade disponível no país.
O professor da USP ressalta que o hidrogênio produzido a partir do etanol é mais verde e apresenta um preço mais competitivo. Combinado com a proibição de circulação de ônibus novos movidos a diesel na cidade de São Paulo, isso cria uma oportunidade única para contribuir com uma redução significativa de emissões no cenário nacional.
Em junho de 2023, está prevista a conclusão da construção de uma planta piloto na Cidade Universitária que produzirá um hidrogênio mais sustentável a partir do etanol. A planta terá capacidade para produzir 5 quilos de hidrogênio por hora, o suficiente para abastecer três ônibus na Cidade Universitária.
Posteriormente, a intenção é implementar uma planta 10 vezes maior, com capacidade de produção de 44,5 kg/h. Como parte do acordo, também está prevista a construção de uma estação de abastecimento veicular de hidrogênio (HRS – Hydrogen Refuelling Station) no campus da USP, na cidade de São Paulo.
Um dos ônibus utilizados pelos estudantes e visitantes da Cidade Universitária irá deixar de usar diesel e motores a combustão interna convencionais e começará a usar hidrogênio sustentável produzido a partir do etanol, com motores equipados com células a combustível (Fuel Cell). Essa iniciativa é uma solução de baixo carbono para o transporte pesado, incluindo caminhões e ônibus, e marca a construção do primeiro posto de hidrogênio de etanol no Brasil e no mundo.
A Toyota Brasil se juntou à parceria formada por Shell Brasil, Raízen, Hytron, USP, RCGI e o Senai-CETIQT para produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol. A empresa irá fornecer o Mirai, o primeiro carro de produção movido a célula de combustível (que funciona através da reação química entre hidrogênio e oxigênio), para testes de desempenho do veículo.
A Toyota destaca a importância do Brasil no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como a híbrida-flex, produzida em parceria com o Japão em unidades no país. Com o uso de hidrogênio renovável a partir do etanol para abastecer o Mirai, a empresa vê um futuro ainda mais verde para o Brasil e reforça seu compromisso com uma agenda neutra em carbono. O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, enfatizou a importância da parceria com as demais empresas e instituições envolvidas no projeto.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…