NOTÍCIAS

A maior turbina eólica do mundo bate recorde mundial de geração de energia limpa

Recentemente, a fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas Vestas Wind Systems alcançou um marco significativo com sua turbina eólica mais potente, atingindo sua capacidade máxima de 15 megawatts (MW) pela primeira vez. A turbina foi implantada no centro de testes Østerild National, localizado na região de Western Jutland, na Dinamarca, no final do ano passado.

A maior turbina eólica do mundo

A Vestas tem trabalhado no protótipo V236-15.0 MW há vários anos, visando alcançar uma capacidade de geração de 15 Megawatt. Em dezembro de 2022, a turbina gerou seu primeiro kWh de energia eólica e, desde então, a empresa aumentou gradualmente a carga até atingir sua meta. Com uma altura impressionante de 280 metros e uma extensão de lâmina de 236 metros, a turbina eólica é quase tão alta quanto a Torre Eiffel (324 metros).

A estrutura foi projetada para suportar ventos em uma superfície de rotação de mais de 43.000 metros quadrados. Cada pá da turbina mede mais de 115 metros, que é maior do que a altura total de muitas turbinas eólicas convencionais. Segundo a fabricante, cada pá consegue suportar uma pressão equivalente ao peso de 20 elefantes africanos enfileirados durante a produção de energia eólica.

Capacidade da nova turbina eólica

Com sua impressionante capacidade de geração de energia eólica, o modelo V236 pode fornecer uma quantidade significativa de energia limpa. Em um ano, a turbina pode gerar até 80 GWh (gigawatt-hora) de energia, o que é suficiente para atender às necessidades de 20 mil domicílios europeus.

Esse valor é aproximadamente equivalente ao consumo de eletricidade de uma cidade com 50 mil habitantes. A turbina também consegue evitar que 35 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) sejam liberadas na atmosfera a cada ano.

Nova turbina ainda está em fase de testes e deve ser lançada em breve

Segundo a Vestas Wind Systems, os testes com a turbina eólica devem ser conduzidos ao longo de aproximadamente um ano, e a produção em série do modelo deve ter início no segundo semestre de 2023 nas fábricas de Nakskov, na Dinamarca, e no terceiro trimestre de 2023 na unidade Vestas Blades em Taranto, na Itália.

A turbina eólica da Vestas foi projetada especificamente para ambientes offshore, onde pode operar por décadas, mesmo em condições adversas no Mar do Norte. O modelo V236-15.0 MW foi criado para oferecer excelente desempenho, ao mesmo tempo, em que reduz o número de turbinas necessárias em cada parque eólico offshore.

Vestas assina acordo com a Casa dos Ventos

A Vestas Wind System e a Casa dos Ventos firmaram um acordo para fornecer turbinas para dois grandes projetos de energia eólica onshore no Brasil, com capacidade total de 1,3 GW, representando o “maior pedido onshore de todos os tempos”, segundo a Vestas.

A empresa irá fornecer, instalar e operar 168 turbinas V150-4.5MW no projeto Serra do Tigre, que terá 756 MW e será localizado no estado do Rio Grande do Norte, e outras 123 turbinas do mesmo modelo para o projeto Babilônia, que terá 554 MW e será construído no estado da Bahia.

A entrega dos equipamentos para ambos os projetos está prevista para começar no terceiro trimestre de 2024, com o comissionamento programado para iniciar no primeiro trimestre de 2025.

Conheça a fabricante da maior turbina eólica do mundo

A Vestas Wind Systems é uma líder global em soluções de energia limpa, atuando na concepção, produção, instalação e manutenção de turbinas eólicas em todo o mundo, tanto onshore como offshore. Com mais de 164 GW de turbinas instaladas em 87 países, a Vestas é responsável pela instalação de mais energia eólica do que qualquer outra empresa.

A empresa possui recursos de dados inteligentes líderes do setor, com mais de 144 GW de turbinas eólicas em serviço, e utiliza esses dados para interpretar, prever e explorar os recursos eólicos, fornecendo as melhores soluções de energia limpa.

Fundada em 1945, a Vestas iniciou sua atuação com aplicações para uso doméstico, evoluindo posteriormente para a fabricação de equipamentos agrícolas em 1950, intercoolers em 1956 e guindastes hidráulicos em 1968. Em 1979, a empresa passou a se dedicar à fabricação de aerogeradores e atualmente é a maior fabricante mundial desses equipamentos.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Anatel inicia análise profunda da expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em processo de análise da expansão da Starlink,…

8 horas ago

Copa Energia possui vagas de emprego abertas para Ajudantes, Operadores e mais!

A Copa Energia, renomada no mercado de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), está oferecendo diversas…

9 horas ago

General Motors anuncia abertura de novas vagas de emprego nesta semana, confira!

Com mais de décadas no mercado, a General Motors (GM) é uma das principais empresas…

9 horas ago

Oportunidade de emprego para impulsionar sua carreira! A Caterpillar está com vagas abertas no Brasil

A Caterpillar Inc., fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, está oferecendo oportunidades em…

9 horas ago

CNH Industrial oferece oportunidades de emprego no Brasil: Confira as vagas abertas e se inscreva!

A CNH Industrial atua na fabricação de equipamentos de construção, agrícolas e veículos comerciais, equipamentos…

10 horas ago

Ipiranga e Chevron trazem novamente a marca Texaco ao Brasil com anúncio de novo acordo

A Ipiranga e a Chevron Brands International anunciaram um acordo que marca o retorno da…

10 horas ago