Foto: Imirante.com
O Porto de Santos conquistou a autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar seu primeiro terminal de granéis líquidos, chamado de TGL-3, situado no Porto do Itaqui, no estado do Maranhão. O Porto é um hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte e possui grande potencial de expansão com foco no agronegócio.
Com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, etanol anidro, gasolina e biodiesel, o terminal no Porto do Itaqui possui conexões com os modais marítimo, rodoviário, dutoviário e ferroviário e é um dos três terminais comprados pelo Porto de Santos em um leilão realizado no último ano, um greenfield, com início de atividades previsto para 2026 e dois brownfields que já estavam em operação.
O Porto de Santos afirma que, após o terminal no Porto do Itaqui, seguirá trabalhando para obter a licença para começar as operações de seu segundo terminal brownfield, o TGL 1, e também no projeto da terceira área arrematada.
Juntas, estas outorgas já somaram R$ 157,3 milhões. O prazo para cada arrendamento é de duas décadas, podendo ser prorrogadas sucessivas até o limite de 70 anos. Às três áreas totalizarão 201 mil metros cúbicos de capacidade nominal, após executados investimentos projetados em expansão de capacidade, onde o CapEx pode ultrapassar os R$ 500 milhões.
Além da notícia do terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui, recentemente o Porto de Santos contou com a chegada de um navio com fertilizantes que possui 229 metros de comprimento. A embarcação saiu no dia 12 de julho da cidade de Huanghua, na China, com 82,5 mil toneladas de fertilizantes.
Após o desembarque no Porto de Santos, a carga que chegou no litoral de São Paulo em 27 do último mês, deve seguir através de ferrovias até a região Centro-Oeste, maior produtora de soja e milho do país, que depende desses insumos importados. De acordo com a Wilson Sons, em nota, a afretadora do navio de sulfato de amônia é a empresa Allied Harvest, representada pela AgriLaf no Brasil.
O Porto de Santos é um porto estuarino, situado nos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, todos no estado de SP, sendo o principal porto do país e também o maior complexo portuário da América Latina, contando com uma grande variedade de terminais de carga para vários produtos, que fazem a movimentação de granéis líquidos, sólidos, carga geral, contêineres e passageiros.
A área de influência econômica do porto concentra cerca de 67% do PIB brasileiro, atingindo principalmente os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São embarcados ou desembarcados através do Porto de Santos, cerca de 60% do comércio internacional ou estado de São Paulo.
O Complexo Portuário responde, historicamente, por mais de 25%, ou um quarto, da movimentação da balança comercial brasileira, e é o maior porto exportador de açúcar, café em grãos ou suco de laranja do mundo. Outras cargas importantes são as de soja, milho, sal, trigo, veículos, papel, álcool e outros granéis líquidos.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…