A Petrobras e a TotalEnergies anunciaram um acordo estratégico para ampliar a exploração de petróleo em dois campos no Brasil. O grupo francês informou, mediante um comunicado divulgado nesta segunda-feira, que está “crescendo fortemente” na maior economia da América Latina.
A TotalEnergies, em conjunto com a Petrobras e seus parceiros, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para as segundas fases dos desenvolvimentos dos campos de Atapu e Sépia, localizados ao largo das costas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os dois campos, operados pela TotalEnergies e pela Petrobras desde 2020 e 2021, respectivamente, possuem atualmente capacidades de produção de 150.000 e 180.000 barris por dia.
Para a segunda fase do desenvolvimento, a capacidade de produção será aumentada para 225.000 barris por dia em cada campo, com o início das operações previsto para 2029. “A decisão de lançar os projetos Sépia-2 e Atapu-2 marca uma nova etapa do nosso forte crescimento no Brasil”, declarou Nicolas Terras, diretor de Exploração e Produção da TotalEnergies.
Com o lançamento dos projetos Sépia-2 e Atapu-2, a TotalEnergies espera que o Brasil represente, em breve, mais de 200.000 barris de óleo equivalente por dia (boe/d) de produção líquida. No auge da produção, os novos projetos contribuirão para manter a produção da TotalEnergies no Brasil acima dos 200.000 barris por dia.
A TotalEnergies detém 15% e 16,9% dos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, enquanto a Petrobras é a operadora majoritária, com 65,7% de Atapu e 55,3% de Sépia. Outros parceiros incluem a Shell, com 16,7% de Atapu, e a Petronas e QatarEnergy, cada uma com 12,7% de Sépia.
Na sexta-feira anterior ao anúncio, o CEO da TotalEnergies reforçou para os acionistas a necessidade de colocar em operação novos campos de petróleo. Este posicionamento ocorre em um contexto de debate global sobre a necessidade de novos projetos de exploração de petróleo e gás. Em maio de 2021, a Agência Internacional da Energia advertiu que “não são necessários novos projetos de campos de petróleo e gás para além dos já aprovados para desenvolvimento”.
Apesar dessas advertências, a TotalEnergies continua a expandir suas operações de petróleo e gás. Na semana anterior ao anúncio sobre os campos brasileiros, a empresa lançou um novo projeto petrolífero ao largo da costa de Angola, com início de produção previsto para 2028 e uma meta de alcançar 70.000 barris de petróleo por dia.
Dados preliminares divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam uma redução de 4,87% na produção de petróleo e gás natural no Brasil em abril, comparado a março, totalizando 4,054 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Em comparação anual, a produção caiu 10,4%.
A Petrobras, líder na exploração de petróleo no país, teve um papel significativo nesta diminuição. A empresa produziu 2,639 milhões de boe/d em abril, uma baixa de 3,6% em relação a março. Especificamente em petróleo, a produção foi de 2,049 milhões de barris diariamente, representando uma queda de 4%. A produção de gás natural da estatal também recuou, chegando a 93,8 milhões de metros cúbicos diários, significando uma redução de 1,9%.
A produção no pré-sal, que representa 77,83% do total nacional, também sofreu uma diminuição significativa. Comparado ao mês anterior, houve uma queda de 5,79%, totalizando 3,155 milhões de boe/d. O petróleo extraído nesta região caiu para 2,488 milhões de barris diário e a produção de gás natural foi de 106,1 milhões de metros cúbicos diários, decréscimo de 8,25%. Estes dados sublinham desafios contínuos no setor de energia do Brasil, influenciados por variáveis operacionais e de mercado.
A MRV Engenharia, uma das maiores empresas de construção civil do Brasil, está com um…
A Modec, uma das principais operadoras independentes no setor de óleo e gás, está com…
A Saint-Gobain, líder global em materiais de construção, anunciou a abertura de um novo processo…
A Petra Group, uma consultoria especializada em capital humano, está com um novo processo seletivo…
A Gerdau oferece novas vagas de emprego em seu novo processo seletivo. Com foco na…
O Estaleiro EBR concluiu a entrega de todos os módulos necessários para a plataforma P-79…