Home DESTAQUE Óleo e gás: os combustíveis da economia global 

Óleo e gás: os combustíveis da economia global 

Os combustíveis são substâncias que produzem calor e movem a economia global. Entenda o processo do óleo e do gás!

by Veronica Stivanim
,combustíveis,economia global, óleo ,gás, Óleo e gás,economia, petróleo, indústria, destaque,

De forma sucinta, combustíveis são substâncias queimadas que produzem calor, dessa forma, o calor produzido move turbinas em usinas termelétricas, acionando motores.

Óleo e gás: os combustíveis da economia global 

Contudo, os combustíveis são a base da economia global no mercado atual, considerando a evolução industrial e automação de processos. Na atualidade, é possível obter combustíveis de fontes renováveis ou não, sendo este um assunto bastante debatido em diversas vertentes.

Exploração

Os combustíveis fósseis foram formados há milhares de anos no subsolo. Sendo assim, são retirados através da extração. A determinação da localização que possui petróleo e gás ocorre pela exploração, após encontrar a localização é feito o processo, que se refere a um furo na crosta terrestre.

Diversas ferramentas são utilizadas para a exploração de petróleo e gás, já que é necessário realizar análises diversas como análises sísmicas. Além de utilizar extensores como hidrofone, que é utilizado no mar e geofone, que é utilizado para exploração em terra.

Obviamente esse processo é bastante complexo, sendo essa apenas uma explicação extremamente resumida de como ocorre a exploração do petróleo e do gás natural. Após a detecção da localização é feito um poço até a rocha que pode ser denominada como um reservatório.

Petrobras

No Brasil, a produção petrolífera é feita em maior parte no mar, já que as plataformas marítimas fazem essa exploração produzindo petróleo e gás natural no país, sendo um dos principais destaques mundiais. Esse processo ocorre através da Petrobras.

Onshore ou offshore

As plataformas de produção do petróleo e do gás podem ser onshore ou offshore, que significa terrestre ou marítima; dentre essas possibilidades existem diversos tipos de produção.

História

No ano de 1859 foi perfurado o primeiro poço petrolífero para fins comerciais no Brasil. A indústria petrolífera de processamento de óleo se desenvolveu exponencialmente desde então. Alguns autores destacam que o aumento da população mundial desenvolveu a indústria petroquímica, considerando a necessidade social e o desenvolvimento de embalagens para a conservação de medicamentos e vacinas, por exemplo.

Em 2016 o Brasil produziu cerca de 2,6 milhões de barris de petróleo por dia. Neste mesmo ano, a produção global de petróleo foi de 90 milhões de barris por dia. Um barril de petróleo tem aproximadamente 159 litros.

Separação

De forma sucinta, após o petróleo e o gás serem retirados do reservatório, eles devem ser separados; o que ocorre dentro de um processo complexo e faseado. Após a separação, o petróleo é enviado para as refinarias por diversos meios de transportes, sendo navios, trens, caminhões etc.

Já o gás natural é enviado à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) através de gasodutos. Nas refinarias e UPGNs, é possível obter diversos produtos como a gasolina, óleo diesel, asfalto, gás de cozinha GLP, gás natural etc. 

Evolução industrial

Portanto, todo esse processo é fruto de uma evolução tecnológica e industrial de grande valia para a economia global. Certamente, essa explicação resumida não destaca a complexidade da indústria petroquímica em suas diversas etapas.

O combustível da economia

Entretanto, são etapas importantes que movem o mercado, considerando que o combustível não apenas faz os motores funcionarem, como – na atualidade – o combustível também é fundamental para o funcionamento da economia global.

Veja também