Home DESTAQUE O papel da indústria na economia do Brasil

O papel da indústria na economia do Brasil

A indústria desempenha um papel muito importante na economia do Brasil. Saiba mais sobre essa relevante relação!

by Veronica Stivanim
, indústria, economia do Brasil, economia , destaque,

Diversos fatores impactam a economia de um país, de forma sucinta, na economia, as empresas, os bancos, os governos e as famílias desempenham papéis por meio de transações econômicas, adquirindo bens e serviços.

O papel da indústria na economia do Brasil

O próprio fluxo de consumo entre a demanda e a oferta impacta o valor da inflação para o consumidor final. Por isso, o ciclo da economia funciona entre elevar os preços para diminuir o consumo e baixar os preços para elevar a demanda, dentro de um ciclo intangível de equilíbrio, que nem sempre ocorre de forma linear.

Setores

A economia do Brasil é impactada por diversos setores. A indústria é um forte pilar na economia nacional. Setores automobilísticos, eletroeletrônicos, têxtil, dentre outros, se destacam dentro da produção nacional, assim como o agronegócio impacta a economia do Brasil de diversas formas.

A indústria desempenha um papel estratégico na economia global. Por isso, quanto mais investimentos um governo fizer na produção industrial e no desenvolvimento de tecnologias, mais desenvolvido esse país tende a ser economicamente. Por isso, embora tenha muito potencial, o Brasil é um país que requer muitos investimentos em novas tecnologias.

Recuperação econômica

A atividade industrial do Brasil é bastante forte e impacta diretamente a economia interna. No ano de 2020, por exemplo, a atividade industrial foi elevada; o que foi primordial dentro do cenário de instabilidade econômica, por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

Uma das indústrias mais fortes do nosso país é a indústria da transformação. Sendo assim, os segmentos da indústria da transformação participam diretamente da economia nacional, sendo os setores de alimentos, petróleo e seus derivados, biocombustíveis, metalurgia, produtos químicos e veículos automotores.

PIB

A indústria está diretamente ligada  ao emprego e renda e, por conseguinte, ao poder de compra do consumidor, impactando diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os estados brasileiros com maior participação no PIB são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Diversas fontes oficiais destacam a relevância da indústria para a economia do estado, considerando o nível de novos empregos. A venda de produtos e a prestação de serviços são destaques na economia nacional, já que são setores que abrangem serviços públicos, comércio, comunicação, tecnologia, telecomunicação, informática etc.

Investimentos

O investimento de multinacionais no território brasileiro tem sido importante para o fortalecimento industrial do país. Além disso, grandes empresas trazem desenvolvimentos relevantes na tecnologia, fortalecendo o fluxo interno.

O desenvolvimento da indústria é um dos focos econômicos de um país. Sendo assim, o investimento em atividades econômicas aumenta a competitividade, o fluxo de exportações, o volume de empregos e a renda  do cidadão.

Empregos

De acordo com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial emprega mais de 9 milhões de brasileiros, o que representa mais de 20% dos empregos formais no país.

Além disso, segundo dados da CNI, a cada R$ 1 produzido na indústria, são gerados R$ 2,40 no fluxo econômico do Brasil, principalmente, considerando que grandes partes dos bens produzidos são direcionadas para a urbanização do país.

Por isso, o investimento em tecnologias para o direcionamento do país dentro do conceito 4.0 pode ser um diferencial na indústria. Assim sendo, grandes economias já possuem planos para a ampliação de seus processos dentro dessa nova dinâmica industrial e econômica.

Veja também