Home DESTAQUE Indústria 4.0: conheça as principais tecnologias deste complexo conceito mercadológico

Indústria 4.0: conheça as principais tecnologias deste complexo conceito mercadológico

Conheça as principais tecnologias da indústria 4.0 e entenda o seu complexo conceito mercadológico. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
,Indústria 4.0,indústria , tecnologia, destaque,

A indústria 4.0 é uma inovação necessária dentro do mercado atual, sendo um conceito que representa fatores tecnológicos de forma ampla dentro da automação de processos. Por conta de toda a inovação, a indústria 4.0 modifica a economia e amplia as possibilidades do mercado.

Indústria 4.0: conheça as principais tecnologias deste complexo conceito mercadológico

De forma sucinta, a indústria 4.0 representa a integração de tecnologias diferenciadas, como a tecnologia robótica, a inteligência artificial, a computação em nuvem, a internet das coisas e a automação industrial. Dessa forma, é possível minimizar as falhas nos processos, eliminar etapas desnecessárias e aumentar a produtividade em todo o setor industrial.

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

A integração de diversas tecnologias permitem que as máquinas “se entendam”. Visto que a robótica avançada é incorporada à internet das coisas e a diversos sensores, bem como, toda essa tecnologia é introduzida na conexão máquina-máquina.

Toda essa informação trocada entre as máquinas permite uma conexão dinâmica em todas as etapas da cadeia de valor. Por isso, na indústria 4.0 novos produtos e projetos surgem de forma rápida.

Internet das coisas

De forma sucinta, a internet das coisas se refere a uma estrutura que permite a conexão de objetos e máquinas, que se comunicam de forma remota. Assim sendo, as máquinas podem ser controladas de diversas formas, elevando a eficiência e criando novas possibilidades no mercado de produtos e serviços.

Inteligência artificial

A inteligência artificial permite que as máquinas interpretem eventos, analisem tendências e tomem decisões sobre a automatização de processos, sendo fundamental na indústria 4.0.

Big data

A abordagem Big Data se refere à variedade e a complexidade de dados necessários para o funcionamento do mercado. Em suma, técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina extraem informações para os negócios, destacando tendências e resolvendo questões de forma inteligente por meio de um gerenciamento de dados rápido e eficiente. Gerenciamento esse que não seria humanamente possível, considerando a complexidade das questões e a rapidez da resolução.

Computação em nuvem

A computação em nuvem, conhecida como sistema Cloud, se refere a uma forma segura de armazenamento de dados que permite economia no armazenamento e maior segurança no serviço de hospedagem. 

Dentro  da computação em nuvem é possível armazenar redes, softwares e uma infinidade de dados. Além da facilidade de acesso aos dados armazenados, a computação em nuvem também permite que as empresas tenham acesso a diversos recursos de forma remota, o que reduz custos de produção e de investimentos em equipamentos de suporte. 

Cibersegurança

A Cibersegurança se refere a um conjunto de softwares que criam uma infraestrutura que analisa as ameaças e realiza o tratamento das informações, minimizando o risco dos dados de forma inteligente.

Robótica avançada

Dispositivos autônomos, ainda que alguns parcialmente, interagem de forma física com as pessoas e modificam o seu comportamento de acordo com o ambiente, essa pode ser uma das muitas definições da robótica avançada.

Há diversos outros fatores a serem considerados dentro da indústria 4.0, como a integração de sistemas e dados, a facilidade de simulação e a digitalização dos processos. Por isso, a indústria 4.0 é muito benéfica dentro do mercado atual. Visto que a própria tecnologia ampara a sua evolução, bem como a sua evolução cria novas possibilidades tecnológicas. 

A união de ferramentas modifica fluxos e processos

Portanto, a tecnologia na indústria aumenta a sua produtividade e capacidade, sendo uma inovação também para pequenas empresas. Embora muitos acreditem que a indústria 4.0 é a união de ferramentas complexas e, portanto, requer um alto investimento financeiro.

Essas melhorias podem ser implementadas de forma gradativa, com base no seu custo-benefício. Certamente, a indústria 4.0 representa uma nova realidade mercadológica em todas as cadeias de produção de forma global.

Veja também