Home DESTAQUE A indústria é fundamental para o desenvolvimento do país em diversos aspectos

A indústria é fundamental para o desenvolvimento do país em diversos aspectos

A indústria é fundamental na economia e se adapta ao mercado, criando novas possibilidades tecnológicas. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
, indústria ,economia , mercado, destaque,

A indústria é o principal fator para a economia global em diversos aspectos, de forma sucinta, a atividade industrial consiste em transformar a matéria-prima em um bem de consumo, seja ele durável ou não durável.

A indústria é fundamental para o desenvolvimento do país em diversos aspectos

A classificação das indústrias ocorre com base na sua produção. De forma geral, há três tipos de indústrias, sendo a de base, a de bens intermediários e a de bens de consumo.

Classificação das indústrias

Chamadas de bens de produção, as indústrias de base transformam uma matéria-prima bruta em uma matéria-prima processada. As indústrias de bens intermediários produzem matéria-prima processada, ou bens manufaturados. Em suma, são empresas que produzem insumos para serem usados por outras indústrias.

As indústrias de bens de consumo são as que produzem diretamente para o mercado consumidor. Por isso, ela se divide em bens duráveis e não duráveis. São bens duráveis as mercadorias que não devem ser consumidas com rapidez, como roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos etc.

Assim sendo, são bens não duráveis os itens perecíveis, como alimentos e remédios. Exemplificando as indústrias, podemos dizer que as mineradoras, as petrolíferas, as madeiras e as metalúrgicas são indústrias de base.

As indústrias que produzem papel, celulose, produtos químicos, plásticos, borrachas e componentes eletroeletrônicos são indústrias de bens intermediários. Por fim, a indústria de bens de consumo duráveis produz automóveis e móveis, por exemplo. Assim sendo, a indústria de bens de consumo não duráveis produz alimentos, cosméticos, farmacêuticos etc.

Revolução industrial

A indústria passou por grandes mudanças. Por volta de 1760, ocorreu a primeira revolução industrial. Neste período, foi criada a máquina a vapor e o carvão mineral. Cerca de 100 anos após a primeira fase da revolução industrial, ocorreu a segunda etapa, na qual houve avanço significativo no processo de produção e o surgimento de outras modalidades de indústrias, como petroquímicas, automobilísticas, siderúrgicas, metalúrgicas etc.

Já na década de 70, uma nova fase se instalou, chamada de terceira revolução industrial. Essa fase ficou conhecida como pela mudança de paradigmas no mercado por conta da internet. Nos anos 70 surgiram as primeiras tecnologias significativas para o mundo, considerando satélites, biotecnologia, indústria química etc. 

Por conta de uma adaptação necessária, atualmente é possível observar muitas indústrias instaladas em pólos determinados para essa finalidade, concentrando suas atividades.

A economia e a atividade industrial

A indústria é fundamental para economia nacional, já que alimenta o fluxo de oferta e demanda em diversas vertentes. Dessa forma, a indústria gera inovação e atrai investimentos em tecnologia e em pesquisas, otimizando o sistema produtivo de forma objetiva. Além do seu desempenho estratégico na economia do país, a indústria fortalece os demais setores e gera emprego e renda para muitas famílias.

Inovação constante e novas tecnologias

Portanto, através da inovação e da tecnologia, a indústria modifica seus processos, se adaptando ao mercado. Assim sendo, a indústria segue mudando o mercado para novas possibilidades, alimentando um fluxo intangível que alimenta todo o processo de crescimento de um país.

Melhorias e sustentabilidade

Por isso, desde a revolução, a indústria representa a evolução da cadeia produtiva, adaptando-se ao mercado na era digital em diversos aspectos, seja através da automatização de processos, da mensuração de resultados e da eliminação de etapas na parte operacional.

Além disso, a sustentabilidade também tem se mostrado uma necessidade dentro do mercado atual, de modo que a indústria tem criado processos para minimizar os danos ao meio ambiente e para atender a essa demanda atual e emergente.

Veja também