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Nova bateria da CATL carrega 1 km por segundo e revoluciona totalmente a indústria global de automóveis

Com capacidade para recarregar 600 km em 10 minutos e autonomia de 1.000 km, a nova bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL promete transformar a indústria automotiva.

by Marcelo Santos
Nova bateria da CATL carrega 1 km por segundo e revoluciona totalmente a indústria global de automóveis

A gigante chinesa CATL, líder mundial na fabricação de baterias para veículos elétricos, acaba de apresentar sua mais recente inovação: a bateria Shenxing Plus. Revelada no Salão do Automóvel de Pequim, essa nova unidade de fosfato de ferro-lítio (LFP) está definindo novos padrões para a indústria automotiva com suas capacidades impressionantes de recarga e autonomia. A nova bateria da CATL promete recuperar 600 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Desempenho superior em recarga rápida

A Shenxing Plus é um salto tecnológico frente à sua predecessora, a SuperFast Shenxing, que já era notável por recuperar 400 km de autonomia em apenas 10 minutos. A nova bateria da CATL supera essa marca em 49%, prometendo recuperar 600 km em um tempo de recarga equivalente. Isso não apenas melhora a conveniência para os usuários, mas também alinha as expectativas de recarga de veículos elétricos com o tempo de abastecimento de veículos a combustão.

Além de sua capacidade de recarga rápida, a Shenxing Plus impressiona com uma autonomia de 1.000 km por carga, conforme testes no ciclo chinês CLTC. Essa extensão notável de autonomia é complementada por uma densidade energética de 205 watts-hora por quilograma, um avanço significativo sobre a bateria Blade de segunda geração da BYD, que possui uma densidade de 190 watts-hora por quilograma. Segundo a CATL, cada segundo de recarga da nova bateria adiciona aproximadamente 1 km de autonomia.

Aplicações futuras da nova bateria da CATL

Para atingir esses resultados notáveis, a CATL implementou uma tecnologia de material 3D desenvolvida internamente que melhora a densidade energética do ânodo e controla a expansão durante os ciclos de carga e descarga. Essa inovação não apenas eleva o desempenho da bateria, mas também garante maior durabilidade e eficiência.

Embora ainda não tenha sido anunciado qual será o primeiro veículo de produção a ser equipado com a bateria Shenxing Plus, a geração anterior desta bateria está prevista para ser implementada em pelo menos 50 modelos de veículos até o fim de 2024. Isso indica uma adoção ampla e possivelmente transformadora para a nova tecnologia no mercado global.

Longevidade e sustentabilidade

Adicionalmente, a CATL revelou um novo tipo de célula de bateria que promete não degradar mesmo após mil ciclos de carregamento. Essa tecnologia será usada inicialmente pela fabricante de ônibus Yutong, garantindo que as células funcionem em plena capacidade por até 15 anos ou 1,6 milhão de quilômetros rodados. Esta inovação destaca o compromisso da CATL com a sustentabilidade e a longevidade dos produtos, componentes cruciais para o avanço da mobilidade elétrica.

Com o lançamento da Shenxing Plus e outras inovações em células de bateria, a CATL está redefinindo o que é possível no campo das tecnologias de baterias para veículos elétricos. Essas melhorias representam um grande passo para a indústria automotiva, não apenas em termos de desempenho e eficiência, mas também na adoção mais ampla de veículos elétricos devido ao aumento da conveniência e viabilidade. A nova bateria da CATL promete ser um divisor de águas, influenciando positivamente a transição global para a mobilidade sustentável.

Sobre a CATL

A Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) é uma empresa chinesa de tecnologia fundada em 2011, especializada na produção de baterias de íon-lítio para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia, incluindo sistemas de gerenciamento de bateria (BMS).

Originária de Ningde, seu nome chinês reflete sua origem. A CATL começou como uma divisão da Amperex Technology Limited (ATL), estabelecida por Robin Zeng em 1999. Inicialmente focada em baterias de polímero de lítio licenciadas, a ATL desenvolveu seus próprios designs de baterias ao longo do tempo. A CATL é agora um dos principais fabricantes globais de baterias EV, detendo aproximadamente 37% do mercado global em 2023.

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