Home ENERGIA Nova bateria da CATL promete duração de 5 anos sem desgaste e vida útil total de 20 anos!

Nova bateria da CATL promete duração de 5 anos sem desgaste e vida útil total de 20 anos!

Com avanços tecnológicos, a empresa chinesa CATL lidera o caminho para baterias mais duráveis e eficientes.

by Marcelo Santos
Nova bateria da CATL promete duração de 5 anos sem desgaste e vida útil total de 20 anos!

A busca por soluções para a degradação das baterias é uma preocupação constante para usuários de dispositivos móveis e proprietários de veículos elétricos. Nesse cenário, a empresa chinesa CATL está na vanguarda da inovação com o desenvolvimento de uma nova bateria que promete revolucionar o setor. Com o anúncio de um sistema de armazenamento de energia que reduz a degradação a zero nos primeiros cinco anos, a CATL está redefinindo as expectativas para a durabilidade e eficiência das baterias.

A era da degradação zero

Empresas do setor de eletrônicos e veículos elétricos têm buscado incessantemente maneiras de minimizar o desgaste das baterias ao longo do tempo. A degradação zero é considerada a meta final, pois garantiria uma vida útil mais longa e confiável para os produtos. A CATL, como maior produtora mundial de baterias de veículos elétricos, parece ter alcançado esse objetivo ambicioso com sua mais recente inovação.

Batizado de TENER, o novo sistema de armazenamento de energia da CATL promete uma degradação zero nos primeiros cinco anos de uso. Essa conquista representa um avanço significativo no setor, oferecendo aos consumidores uma maior confiabilidade e durabilidade em suas baterias. O TENER é descrito como uma grande bateria alojada dentro de uma caixa de metal, projetada para armazenar energia de fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica.

Os segredos por trás da nova bateria da CATL

A chave para o sucesso do TENER está na tecnologia avançada empregada pela CATL. O dispositivo utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio de longa duração, capazes de armazenar 6,25 MWh de energia. Isso resulta em um aumento de 30% na densidade energética, reduzindo significativamente o tempo de carregamento.

A bateria possui uma camada interfásica de eletrólito sólido e tecnologias de eletrólito automontadas, permitindo que os íons de lítio se movam no interior sem perder capacidade ou potência. Essas inovações também contribuem para a redução da fuga térmica, diminuindo a degradação geral da bateria ao longo do tempo.

Com uma vida útil de 15 mil recargas e uma expectativa de durabilidade de até 20 anos, a nova bateria da CATL oferece aos consumidores uma solução confiável e sustentável para suas necessidades de energia. Os cinco primeiros anos com degradação zero representam um marco significativo no prolongamento da vida útil das baterias, proporcionando uma experiência mais satisfatória e econômica para os usuários.

CATL na vanguarda da inovação em baterias

Com a introdução do sistema de armazenamento de energia TENER, a CATL demonstra mais uma vez sua liderança e excelência no campo das baterias. Ao oferecer uma solução inovadora para a degradação das baterias, a CATL está pavimentando o caminho para um futuro de energia mais sustentável e confiável. Com sua visão audaciosa e compromisso com a inovação, a CATL continua a ser uma força motriz no avanço da tecnologia de baterias em todo o mundo.

Sobre a CATL

A CATL, ou Contemporary Amperex Technology, é uma empresa chinesa fundada em 2011, especializada na produção de baterias de íon-lítio para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia, além de sistemas de gerenciamento de bateria (BMS).

Originária de Ningde, sua cidade natal, a CATL é líder global em baterias para veículos elétricos, detendo cerca de 37% do mercado mundial em 2023. Fundada como uma ramificação da Amperex Technology Limited (ATL) por Robin Zeng em 1999, a empresa inicialmente fabricava baterias de polímero de lítio licenciadas, mas evoluiu para desenvolver seus próprios designs de bateria mais robustos.

Em 2012, Zeng e o vice-presidente Huang Shilin reformularam as operações de baterias EV da ATL, criando a CATL. Até 2015, a TDK, empresa japonesa, detinha uma participação de 15% na CATL, enquanto Zeng incorporava práticas de gestão da TDK e da Huawei em sua empresa.

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