Na tarde da última terça-feira (8), o navio APL Yangshan, que possui bandeira de Singapura, atracou no Porto de Santos, e o serviço de travessias de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo, teve que ser paralisado. A embarcação conta com medidas de 374,09 metros de comprimento, cerca do tamanho de três campos do estádio do Maracanã, no estado do Rio de Janeiro.
O navio partiu do Porto de Santos, o maior da América Latina, com destino ao Porto de Paranaguá (PR) já na última quarta-feira (9), desta forma, a paralisação das balsas deve ser feita novamente, de forma já programada.
De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), que administra o serviço de balsas, o serviço deve ficar parado para a passagem da embarcação entre os horários das 13h30 às 14h30.
O DH recomenda que os usuários do serviço de travessia se programem com antecedência, caso planejem ir de uma cidade a outra neste horário, e busquem a alternativa de deslocamento terrestre. Durante esta interrupção, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados em Santos, no Guarujá, como medida de segurança.
A interrupção foi uma determinação da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil, que também acompanham o deslocamento do navio. De acordo com a Marinha, a manobra para retirar o navio do Porto de Santos será feita por dois práticos com experiência em embarcações desse porte. Até o momento da saída do APL Yangshan, o tráfego de navios pelo canal do Porto de Santos e as atividades portuárias no terminal foram interrompidos momentaneamente.
Outras medidas de segurança incluem procedimentos internos em todos os terminais, que devem retirar pranchas e guinchos e reforçar as amarrações, por exemplo. A Capitania dos Portos, a Autoridade Portuária de Santos e a Marinha acompanharão todo o procedimento.
Com o tamanho de nove estátuas do Cristo Redentor, o APL Yangshan é o segundo da classe New Post Panamax a atracar no Brasil pelo Porto de Santos e possui a capacidade de 10.642 TEUs. O porto de Santos vem se preparando há anos para receber este tipo de embarcação, que tende a chegar cada vez com mais frequência no local.
Entre os anos de 2019 e 2021, a empresa realizou investimentos de R$ 450 milhões na primeira fase do projeto que expandiu o cais do Tecon e se tornou a primeira companhia na América do Sul capaz de receber três navios de 366 m ao mesmo tempo.
No total, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhões até 2031 no terminal, sendo cerca de R$ 500 milhões na segunda fase, que envolve obras de pátio e aquisição de equipamentos para ampliar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUS para 2,6 milhões até o próximo ano, e mais cerca de R$ 600 milhões até 2031 para ampliar a capacidade do terminal para 3 milhões.
A Wilson Sons começou em agosto, os serviços de agenciamento com a atração do navio MV Red Marlin, o maior navio de fertilizantes do mundo, que entrou no Porto de Santos. A embarcação saiu de Huanghua e conta com 229 metros de comprimento e boca de 37 metros.
O navio de fertilizantes chegou ao porto após uma viagem de mais de 40 dias, contando com uma carga de 82,5 mil toneladas de sulfato de amônia. A projeção de descarga dos fertilizantes no Porto de Santos é de até uma semana.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…