Home INDÚSTRIA TCP atinge a movimentação de contêineres de 111.862 TEUs em julho e bate recorde no terminal do Porto de Paranaguá

TCP atinge a movimentação de contêineres de 111.862 TEUs em julho e bate recorde no terminal do Porto de Paranaguá

O mês de julho foi bastante positivo para o terminal do Porto de Paranaguá da companhia TCP, que atingiu o seu recorde de movimentação de contêineres, com destaque para o setor agrícola e o automotivo neste período, além da liderança do ramo alimentício.

by Redação Petrosolgas
O mês de julho foi bastante positivo para o terminal do Porto de Paranaguá da companhia TCP, que atingiu o seu recorde de movimentação de contêineres, com destaque para o setor agrícola e o automotivo neste período, além da liderança do ramo alimentício.

Para essa terça-feira, (16/08), a companhia TCP está cada vez mais relevante no cenário portuário do Paraná. Visto que o seu terminal de movimentação de contêineres no Porto de Paranaguá atingiu o seu recorde no mês de julho e chegou à marca de 111.862 TEUs. As operações foram impulsionadas pelos negócios de movimentação de veículos, com forte aquecimento do setor automotivo. E um crescimento expressivo do ramo agrícola brasileiro, além da liderança do ramo alimentício. 

Terminal da TCP no Porto de Paranaguá atinge recorde de movimentação de contêineres durante o mês de julho e garante bons resultados à empresa

A TCP pode comemorar nesta semana, pois os resultados das operações de transporte de mercadorias no terminal portuário do Porto de Paranaguá estão bastante positivos, visto que a estrutura realizou a movimentação de 111.862 TEUs no mês de julho. Atingindo o seu recorde e superando em 3227 a mais do que em maio, data do último recorde.

Dessa forma, a empresa se torna ainda mais potente no cenário portuário do estado do Paraná e continua a expandir sua capacidade produtiva. 

A gerente de armadores, Carolina Brown, comentou sobre o recorde na movimentação de contêineres no terminal do Porto de Paranaguá no último mês. E disse que os números expressivos apresentados no local são resultados dos “esforços conjuntos entre o terminal e demais elos da cadeia. Com ampliação do nosso quadro de funcionários e otimizações operacionais. Estas ações combinadas possibilitam a movimentação de um volume maior de cargas com eficiência, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes”.

Dentre os números expressivos na movimentação de contêineres no terminal da TCP no complexo paranaense, o setor alimentício ainda é o líder e as carnes congeladas permanecem como a principal carga movimentada, sendo 50,2% das exportações e 29,3% do total, movimentando 10.303 contêineres refrigerados neste período.

Além disso, a exportação de frango congelado também vem crescendo consideravelmente. Somente neste ano, houve um aumento de 9,5% nos 7 primeiros meses, comparado a 2021, com 1.167.000 toneladas movimentadas. 

Setor automotivo e agrícola ganham destaque na movimentação de contêineres do terminal da TCP no complexo portuário

Além da liderança do setor alimentício na movimentação de contêineres no terminal da companhia, o setor agrícola e o automotivo também conseguiram bons resultados durante o mês de julho.

Quanto aos defensivos químicos, os fertilizantes, somente durante o período de janeiro a julho de 2021, os dez maiores clientes de defensivos agrícolas movimentaram 9.153 TEUs, chegando a média mensal de 1.308 TEUs, um aumento de 91% em relação ao mesmo período no ano de 2021.

Giovanni Guidolim, gerente comercial e de atendimento ao cliente, comentou que, após o ano inicial da pandemia em 2020, o ano de 2021 sofreu com uma queda na importação desses produtos. Em 2022, o setor agrícola retornou ao estado de aquecimento e vem crescendo cada vez mais. 

Outro segmento que também impulsionou a movimentação de contêineres no terminal da TCP no Porto de Paranaguá foi o setor automotivo. De acordo com os dados, obteve um aumento de 18,5% de exportação no período entre janeiro e julho de 2022, em comparação ao de 2021. Em razão da forte retomada da comercialização de automóveis em todo o cenário nacional durante o ano de 2022.

Veja também