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Navio 9 vezes maior que o Cristo Redentor paralisa balsas ao chegar no Porto de Santos

O Porto de Santos recebeu nesta semana o navio APL Yangshan, que é 9 vezes maior que o Cristo Redentor. A embarcação conta com mais de 347 metros de comprimento.

by Valdemar Medeiros
Navio 9 vezes maior que o Cristo Redentor paralisa balsas ao chegar no Porto de Santos

Na tarde da última terça-feira (8), o navio APL Yangshan, que possui bandeira de Singapura, atracou no Porto de Santos, e o serviço de travessias de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo, teve que ser paralisado. A embarcação conta com medidas de 374,09 metros de comprimento, cerca do tamanho de três campos do estádio do Maracanã, no estado do Rio de Janeiro.

Interrupção foi determinado pela Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil

O navio partiu do Porto de Santos, o maior da América Latina, com destino ao Porto de Paranaguá (PR) já na última quarta-feira (9), desta forma, a paralisação das balsas deve ser feita novamente, de forma já programada.

De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), que administra o serviço de balsas, o serviço deve ficar parado para a passagem da embarcação entre os horários das 13h30 às 14h30.

O DH recomenda que os usuários do serviço de travessia se programem com antecedência, caso planejem ir de uma cidade a outra neste horário, e busquem a alternativa de deslocamento terrestre. Durante esta interrupção, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados em Santos, no Guarujá, como medida de segurança.

A interrupção foi uma determinação da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil, que também acompanham o deslocamento do navio. De acordo com a Marinha, a manobra para retirar o navio do Porto de Santos será feita por dois práticos com experiência em embarcações desse porte. Até o momento da saída do APL Yangshan, o tráfego de navios pelo canal do Porto de Santos e as atividades portuárias no terminal foram interrompidos momentaneamente.

Porto de Santos vem se preparando para receber este tipo de embarcação há anos

Outras medidas de segurança incluem procedimentos internos em todos os terminais, que devem retirar pranchas e guinchos e reforçar as amarrações, por exemplo. A Capitania dos Portos, a Autoridade Portuária de Santos e a Marinha acompanharão todo o procedimento.

Com o tamanho de nove estátuas do Cristo Redentor, o APL Yangshan é o segundo da classe New Post Panamax a atracar no Brasil pelo Porto de Santos e possui a capacidade de 10.642 TEUs. O porto de Santos vem se preparando há anos para receber este tipo de embarcação, que tende a chegar cada vez com mais frequência no local.

Entre os anos de 2019 e 2021, a empresa realizou investimentos de R$ 450 milhões na primeira fase do projeto que expandiu o cais do Tecon e se tornou a primeira companhia na América do Sul capaz de receber três navios de 366 m ao mesmo tempo.

No total, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhões até 2031 no terminal, sendo cerca de R$ 500 milhões na segunda fase, que envolve obras de pátio e aquisição de equipamentos para ampliar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUS para 2,6 milhões até o próximo ano, e mais cerca de R$ 600 milhões até 2031 para ampliar a capacidade do terminal para 3 milhões.

Porto de Santos recebe maior embarcação de sulfato de Amônia

A Wilson Sons começou em agosto, os serviços de agenciamento com a atração do navio MV Red Marlin, o maior navio de fertilizantes do mundo, que entrou no Porto de Santos. A embarcação saiu de Huanghua e conta com 229 metros de comprimento e boca de 37 metros.

O navio de fertilizantes chegou ao porto após uma viagem de mais de 40 dias, contando com uma carga de 82,5 mil toneladas de sulfato de amônia. A projeção de descarga dos fertilizantes no Porto de Santos é de até uma semana.

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