NOTÍCIAS

Magnata do petróleo trama estratégia audaciosa para recuperar prestígio e atrair a juventude para o setor

O magnata do petróleo Harold Hamm, conhecido por liderar a revolução do xisto que transformou os Estados Unidos no maior produtor de petróleo e gás do mundo, está agora focado em uma nova missão: atrair jovens talentos para a indústria de energia. À medida que as preocupações com o clima e as perspectivas de longo prazo afetam a atratividade do setor de petróleo e gás, Hamm e outros líderes do setor estão tomando medidas para enfrentar a queda no número de candidatos qualificados.

Matrículas em cursos de engenharia de petróleo caem nos EUA

O magnata do petróleo demonstrou seu compromisso com a próxima geração de profissionais ao doar impressionantes US$ 50 milhões para estabelecer o Hamm Institute for American Energy na Universidade Estadual de Oklahoma. Ele enfatiza a importância de continuar a explorar petróleo e gás, afirmando que o petróleo será necessário nos próximos 50 anos, enquanto o gás natural de “queima limpa” deve ser relevante por mais 100 a 150 anos.

O mundo testemunhou recentemente um acordo global para a “transição dos combustíveis fósseis” na conferência climática COP28 da ONU. Isso colocou pressão sobre o setor de petróleo e gás para se adaptar a uma realidade em mudança. A queda nas matrículas em cursos de engenharia de petróleo é um sintoma desse desafio. Segundo o professor Lloyd Heinze, da Texas Tech University, o número de matrículas caiu de 7.046 em 2019 para 3.911 no ano passado.

Iniciativas para atrair talentos

O Hamm Institute é apenas uma das várias iniciativas destinadas a melhorar a imagem do setor. Grandes empresas de petróleo, como ExxonMobil, Chevron, Shell e BP, estão investindo em doações para universidades, programas de empregos e bolsas de estudo para atrair jovens para a indústria. No entanto, as preocupações ambientais e a pressão pública sobre as mudanças climáticas têm levado algumas faculdades nos EUA e na Europa a retirar cursos focados em petróleo e gás de seus currículos.

Além da falta de interesse por parte dos estudantes, o setor de petróleo e gás enfrenta outra questão crítica: a escassez de mão de obra qualificada. Profissionais essenciais, como soldadores, trabalhadores de plataformas e operadores de equipamentos pesados, estão em falta. Essa carência já está impactando a produção e levando algumas empresas a não atingirem suas metas de contratação.

Uma mudança necessária

O problema da escassez de mão de obra qualificada não é exclusivo dos Estados Unidos; é um desafio global. No Reino Unido, onde o governo anunciou licenciamentos anuais para exploração de petróleo no Mar do Norte, também há preocupações com a falta de profissionais em áreas como perfuração e geociência.

O setor de petróleo e gás enfrenta uma mudança de paradigma à medida que a sociedade se torna mais consciente das questões climáticas. As empresas precisam reformular seus modelos de recrutamento e explorar novas oportunidades, como a captura e armazenamento de carbono. É necessário um planejamento de longo prazo e esforços para tornar a indústria tão atraente quanto a ciência da computação, alta tecnologia ou aeroespacial.

O magnata do petróleo acredita que o debate sobre combustíveis fósseis sofreu uma mudança nos últimos tempos, com um renovado foco na segurança energética após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Esse desenvolvimento pode atrair mais estudantes para o setor, mostrando que a dependência contínua de energia é crucial mesmo em um mundo em transição.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago