Home NOTÍCIAS Canadá aumenta salários de trabalhadores da indústria de petróleo e gás para atrair profissionais de outros países

Canadá aumenta salários de trabalhadores da indústria de petróleo e gás para atrair profissionais de outros países

O setor canadense de petróleo e gás aumentou os salários e está oferecendo incentivos aos trabalhadores com intuito de atrair mais profissionais para empregos no ramo offshore.

by Marcelo Santos
Canadá aumenta salários de trabalhadores da indústria de petróleo e gás para atrair profissionais de outros países

A indústria canadense de petróleo e gás vem se recuperando depois de sete anos de queda nos preços do petróleo, após uma crise econômica, uma recessão e uma pandemia a demanda dos insumos cessaram. A situação econômica levou a demissões generalizadas e a mudança de funcionários para diferentes setores, no entanto, o segmento está recuperando a força e empresas têm lutado para conseguir encontrar mão de obra qualificada ou até mesmo, não qualificada.

As empresas canadenses aumentaram os salários e ofereceram incentivos buscando conquistar profissionais para os cargos abertos. Um recrutador de Calgary, Shannon Warren, expressou que a enorme demanda na indústria está piorando a cada dia. Líderes da indústria, gerentes e recrutadores estão tentando atrair trabalhadores para acompanhar o aumento da demanda.

Escassez de mão de obra

A prosperidade e o crescimento do Canadá estão cada vez mais ligados ao comércio internacional, com a globalização a demanda por novos talentos está aumentando. A população canadense está envelhecendo, o que resultará em um declínio na força de trabalho, além disso, a taxa de natalidade deixou o país com menos trabalhadores em potencial. Com a natureza volátil do setor de petróleo e gás, profissionais mudaram de área para encontrar um trabalho mais estável e seguro.

Em meio a queda no setor de petróleo e gás, o público foi inundado de notícias afirmando que a indústria petrolífera não é saudável e está perdendo relevância à medida que o mundo muda para fontes de energia limpas.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse aos graduados universitários para não trabalharem para empresas de extração de combustíveis fósseis. Ele se referiu à indústria como “destruidores do clima”.

O presidente da Associação de Serviços de Petróleo do Canadá, Gurpreet Lail, rebateu a declaração a chamando de “desanimadora” e afirmando que, como todo mundo, a indústria de petróleo e gás busca a diversificação, além disso, o setor precisa urgentemente de colaboradores para fazer parte desse movimento.

Empregos para trabalhadores qualificados e não qualificados

O presidente da Petroleum Services Associations of Canada, realizou uma pesquisa e descobriu que mais de 2 mil vagas de emprego estão abertas no setor de energia para trabalhadores qualificados e não qualificados. Com os aumentos de salários e benefícios é esperado que o setor volte a sua estabilidade.

A Associação Canadense de Empreiteiros de Energia (CAOEC) recomendou o aumento do salário mínimo para perfuradores terrestres e empreiteiros de plataformas de serviço em até 20% para que mais profissionais sejam atraídos novamente para o setor de petróleo e gás canadense. Bônus que variam de US$ 1 mil a US$ 2,5 mil também vêm sendo oferecidos para atrair novos colaboradores, contudo, funcionários ainda querem melhores horários com mais flexibilidade para permitir um estilo de vida equilibrado.

Canadá enfrenta escassez de mão de obra e precisa de mais imigrantes

O Canadá está enfrentando uma escassez de mão de obra, problemas como envelhecimento da população e baixa natalidade estão afetando o país, o ministro da Imigração do Canadá afirmou que o país precisa de mais imigrantes para enfrentar a escassez e as mudanças demográficas que estão ameaçando o futuro do país.

Em entrevista à imprensa canadense, o ministro contou que, se o Canadá não continuar a aumentar sua ambição para trazer mais população em idade ativa e famílias jovens, os problemas futuros não serão sobre escassez de mão de obra, e sim se “poderão ou não pagar escolas e hospitais.”

Semanas atrás o governo do Canadá havia anunciado um novo plano de imigração que permitiria que o país recebesse 500 mil imigrantes por ano até 2025. Estatísticas apontam que só em 2022, mais de 400 mil pessoas se tornaram residentes permanentes do Canadá.

Veja também