Home NOTÍCIAS Karron Energy compra campo de petróleo de Bauna por US $ 665 milhões 

Karron Energy compra campo de petróleo de Bauna por US $ 665 milhões 

by Bruna Carla
A exploradora de petróleo e gás Karoon Energy concluiu um contrato vinculativo “transformacional” para comprar o campo de petróleo Petrobras Bauna na Bacia de Santos por US $ 665 milhões

Atualmente, o ativo offshore produz 20 milhões de barris de petróleo por dia, espera-se que em 2022 aumente para 33 milhões de barris por dia. A Karoon espera que a Bauna gere um fluxo de caixa estável no médio e longo prazo.

Comentando sobre a aquisição, o diretor-gerente da empresa, Karoon Robert Hosking, disse que a empresa estava procurando por um ativo de qualidade nos últimos três anos.

“A Bauna fornecerá petróleo aos produtores de petróleo da Karoon (atualmente cerca de 20 milhões de barris por dia antes do desenvolvimento) e uma plataforma para o crescimento futuro.” disse ao Petrosolgas.

“O negócio será crucial para os acionistas da Karoon, proporcionando oportunidades significativas para aumentar as reservas marginais de petróleo, recursos e produção”, acrescentou Hosking.

Campo de petróleo Baunskoye

O depósito de Bauna é composto por dois reservatórios de petróleo – o Bauna e o Piracaba. Ambos os reservatórios estão conectados com instalações flutuantes de produção, armazenamento e descarga da cidade de Itajaí e uma descoberta pouco desenvolvida em Patol.

Atualmente, a Bauna possui seis poços de produção, além de três poços injetores e um poço de injeção.

Dentro do projeto, reservas e recursos condicionais de 68 milhões de barris são alocados.

A Karoon tem mais de 10 anos de experiência no Brasil e um extenso conhecimento de ativos.

O banho também fica perto da área de Karoon existente na Bacia de Santos, incluindo os Neon e Goy Discoveries.

“A aquisição da Bauna abre um novo marco para a Karoon como grande produtora de petróleo na lista ASX”, disse Hosking.

“Espera-se que proporcione sinergias operacionais e logísticas significativas com outros ativos de exploração e desenvolvimento da Bacia de Santos, que são de propriedade 100% da Karoon.

O acordo

De acordo com o contrato, a Karoon adquirirá 100% do campo Bauna da Petrobras por US $ 665 milhões; no entanto, espera-se que esse preço seja reduzido em US $ 140-200 milhões devido a um compromisso.

A data efetiva da transação é 1º de janeiro deste ano, o que significa que o fluxo de caixa da produção de Bauna acumulará a partir desta data.

Como parte deste acordo, há uma consideração condicional sob a qual a Karoon pagará à Petrobras US $ 50 milhões se os preços do petróleo excederem US $ 90 por barril no ano civil de 2019.

Um pagamento adicional de US $ 50 milhões deverá ocorrer se, até 2020, os preços do petróleo subirem acima de US $ 100 por barril.

A Karoon já fez um depósito de US $ 49,9 milhões e o fechamento financeiro da transação está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Para financiar a compra, a Karoon tem US $ 228 milhões. Reservas de caixa dos EUA disponíveis, bem como um compromisso aprovado do ING de US $ 250 milhões. Estados Unidos para uma linha de crédito.

A Karoon coletará todos os requisitos de aquisição restantes.

Os investidores reagiram positivamente às notícias, com o preço das ações da Karoon subindo mais de 13%, para US $ 1,37 à tarde.

Veja também