A Eldorado Brasil Celulose, parte do conglomerado J&F, anunciou um ousado plano de expansão para a sua planta em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Com um investimento de R$ 25 bilhões, a empresa visa adicionar uma segunda linha de produção que promete não só aumentar sua capacidade produtiva de celulose mas também milhares de vagas de emprego na região.
Atualmente, a Eldorado produz 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Com o novo projeto, a capacidade aumentará para 4,4 milhões de toneladas anuais. A nova linha inclui a construção de 90 quilômetros de ferrovia, que facilitará o transporte e a logística, além de investimentos substanciais em florestas e na infraestrutura fabril.
Durante a fase de construção da nova linha, esta prevista a criação de 10 mil vagas de emprego, seguidas por mais 2 mil postos de trabalho permanentes após a conclusão das obras. Estes números são uma boa notícia para a economia local e regional, especialmente considerando o atual cenário econômico global.
A Eldorado já emprega mais de 5 mil pessoas e, com este projeto, solidifica ainda mais seu papel como um dos principais empregadores da região. Apesar de um atraso inicial de seis anos devido a disputas judiciais pelo controle da empresa, a liderança da J&F mostra-se confiante no avanço do projeto.
O mercado global de celulose tem se mostrado resiliente, com preços fortes que incentivam a expansão. A Suzano Papel e Celulose, outro gigante do setor, também está expandindo suas operações na região com o Projeto Cerrado, que deverá produzir 2,4 milhões de toneladas de celulose por ano.
Valter Bianchi Filho, da Fundamenta Investimentos, analisa que o investimento da Eldorado Brasil Celulose aumentará significativamente o protagonismo do Brasil no mercado de celulose de fibra curta. “Este projeto colocará o Brasil em uma posição ainda mais competitiva, impactando negativamente os produtores nórdicos de fibras longas”, afirma.
Ainda é esperado um excesso de oferta de celulose no mundo para o próximo ano, mas o cenário atual mostra que essa previsão pode ser adiada, dando espaço para que os novos investimentos se estabeleçam e comecem a produzir resultados.
O anúncio do investimento ocorre em um momento de oscilação do dólar, que impacta o setor de papel e celulose. Apesar das variações cambiais, as ações das principais empresas do setor na Bolsa mostram uma tendência de alta significativa em 2024, refletindo o otimismo do mercado com as perspectivas do setor.
O investimento da Eldorado Brasil é um marco não só para a empresa, mas para todo o setor de papel e celulose no Brasil. Com a promessa de criar milhares de vagas de emprego e posicionar o país como líder em produção de celulose, o projeto representa uma nova era de crescimento e desenvolvimento econômico.
A Eldorado Brasil, empresa nacional de celulose, teve sua origem em 15 de junho de 2010, fruto da parceria entre a J&F Participações e a MCL Participações. No mesmo ano, iniciou a construção de sua primeira fábrica, inaugurada em dezembro de 2012, na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Esse empreendimento demandou um investimento total de 6,2 bilhões de reais, consolidando-se como a indústria mais competitiva do setor, com uma produção anual superior a 1,7 milhão de toneladas.
Em fevereiro de 2011, firmou-se um contrato de 15 anos entre a Eldorado Brasil e a América Latina Logística para o transporte de toda a celulose produzida pela empresa até os terminais portuários de Aparecida do Taboado e Santos. O acordo previa o movimento de cerca de 800 mil toneladas anualmente.
No decorrer de setembro de 2011, a Eldorado Brasil expandiu suas operações ao adquirir a “Florestal Brasil”, especializada em investimentos em áreas de reflorestamento. Em 15 de junho de 2015, lançou-se a pedra fundamental do Projeto Vanguarda 2.0, que consistia na construção de uma nova linha de produção de celulose no mesmo local da planta inaugurada em 2012, em Três Lagoas (MS).
Com a conclusão desta segunda fábrica, aliada à primeira, a capacidade anual de produção ultrapassará os 4 milhões de toneladas. Atualmente, a Eldorado Brasil é controlada pelo Grupo J&F, tendo como novo sócio a CA Investment, empresa da Paper Excellence no Brasil. A J&F detém 50,59% da companhia, enquanto os restantes 49,41% são de propriedade da Paper Excellence.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…