Home DESTAQUE Indústria: dados apontam crescimento em 2022 e baixas perspectivas para o setor em 2023

Indústria: dados apontam crescimento em 2022 e baixas perspectivas para o setor em 2023

Dados apontam o crescimento da indústria em 2022 e baixas perspectivas para o setor em 2023. Saiba mais detalhes!

by Veronica Stivanim
, indústria, economia, destaque, atividade industrial,

Segundo informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o rendimento médio da indústria avançou no final do ano de 2022, assim como a média da massa salarial.

Indústria: dados apontam crescimento em 2022 e baixas perspectivas para o setor em 2023

Segundo os dados oficiais da CNI, o faturamento avançou no final de 2022 e teve a atenção do mercado, já que foi o maior desde 2015. A média salarial e o rendimento do trabalhador na indústria também refletem uma melhora significativa no mercado de trabalho, considerando a recuperação do cenário pós-pandemia. 

A média se refere à indústria de forma ampla, contudo, algumas atividades industriais se desenvolveram mais que outras. Entretanto, de acordo com a CNI, os indicadores são positivos dentro de um cenário de recuperação mercadológica.

Levantamento oficial acompanha a evolução da indústria

Esse levantamento oficial ocorre desde o ano de 1992 e tem o objetivo de avaliar a atividade industrial em curto prazo. Por isso, essa análise considera variáveis da indústria, como o faturamento, a remuneração, o índice de emprego, a capacidade instalada etc. 

De forma sucinta, os dados não sugerem uma grande melhoria no setor industrial. Já que as horas trabalhadas e acomodação de vagas de emprego sofreram pequenas variações.

Economia instável não impulsiona grandes avanços para 2023

Sendo assim, é possível entender que a indústria – de forma geral – segue com um certo grau de estabilidade. Contudo, não há uma projeção de grandes impulsos para crescimento. Após uma alta no emprego, o setor da indústria se manteve estável, o que denota uma certa acomodação no crescimento econômico.

Avanço positivo no Brasil

Segundo informações oficiais do Portal da indústria, no ano de 2022 o setor respondeu por 69,3% da balança comercial brasileira, considerando as exportações de bens e serviços. Além disso, o setor industrial responde por 23,6% do PIB do Brasil, ao passo que representa 66,4% dos investimentos das empresas em pesquisas e desenvolvimento.

As oscilações do mercado impactam a indústria, já que a economia funciona dentro de um ciclo de cadeia progressiva no qual o aquecimento de um setor, representa um ciclo positivo de oferta e demanda. Por conseguinte, eleva a empregabilidade.

Considerando a queda na indústria durante a pandemia com o fechamento de muitas fábricas em diversos países, a sua recuperação no Brasil tem se mostrado positiva. É válido destacar que em 2021 o Brasil já se destacava com o crescimento das exportações.

As negociações de grandes economias

A robotização de produção e o uso de muitas tecnologias têm marcado a indústria de forma global. Embora muitas oscilações impliquem a economia de forma global, a indústria tem se recuperado de forma positiva em diversos países.

Com a retomada das negociações no período pós-pandemia, o fluxo de balança comercial, que alimenta as cadeias produtivas, foi retomado. Além disso, a própria tecnologia impactou positivamente essa retomada em muitos setores específicos.

Dentre as principais economias do mundo, a China tem se destacado quanto à sua recuperação industrial, considerando todas as restrições de covid zero pelas quais o país passou. Uma vez que a China retomou suas atividades recentemente, após novas restrições por conta do Covid-19, já no período pós-pandemia.

Veja também