INDÚSTRIA

Indústria 4.0: conheça as principais tecnologias deste complexo conceito mercadológico

A indústria 4.0 é uma inovação necessária dentro do mercado atual, sendo um conceito que representa fatores tecnológicos de forma ampla dentro da automação de processos. Por conta de toda a inovação, a indústria 4.0 modifica a economia e amplia as possibilidades do mercado.

Indústria 4.0: conheça as principais tecnologias deste complexo conceito mercadológico

De forma sucinta, a indústria 4.0 representa a integração de tecnologias diferenciadas, como a tecnologia robótica, a inteligência artificial, a computação em nuvem, a internet das coisas e a automação industrial. Dessa forma, é possível minimizar as falhas nos processos, eliminar etapas desnecessárias e aumentar a produtividade em todo o setor industrial.

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

A integração de diversas tecnologias permitem que as máquinas “se entendam”. Visto que a robótica avançada é incorporada à internet das coisas e a diversos sensores, bem como, toda essa tecnologia é introduzida na conexão máquina-máquina.

Toda essa informação trocada entre as máquinas permite uma conexão dinâmica em todas as etapas da cadeia de valor. Por isso, na indústria 4.0 novos produtos e projetos surgem de forma rápida.

Internet das coisas

De forma sucinta, a internet das coisas se refere a uma estrutura que permite a conexão de objetos e máquinas, que se comunicam de forma remota. Assim sendo, as máquinas podem ser controladas de diversas formas, elevando a eficiência e criando novas possibilidades no mercado de produtos e serviços.

Inteligência artificial

A inteligência artificial permite que as máquinas interpretem eventos, analisem tendências e tomem decisões sobre a automatização de processos, sendo fundamental na indústria 4.0.

Big data

A abordagem Big Data se refere à variedade e a complexidade de dados necessários para o funcionamento do mercado. Em suma, técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina extraem informações para os negócios, destacando tendências e resolvendo questões de forma inteligente por meio de um gerenciamento de dados rápido e eficiente. Gerenciamento esse que não seria humanamente possível, considerando a complexidade das questões e a rapidez da resolução.

Computação em nuvem

A computação em nuvem, conhecida como sistema Cloud, se refere a uma forma segura de armazenamento de dados que permite economia no armazenamento e maior segurança no serviço de hospedagem. 

Dentro  da computação em nuvem é possível armazenar redes, softwares e uma infinidade de dados. Além da facilidade de acesso aos dados armazenados, a computação em nuvem também permite que as empresas tenham acesso a diversos recursos de forma remota, o que reduz custos de produção e de investimentos em equipamentos de suporte. 

Cibersegurança

A Cibersegurança se refere a um conjunto de softwares que criam uma infraestrutura que analisa as ameaças e realiza o tratamento das informações, minimizando o risco dos dados de forma inteligente.

Robótica avançada

Dispositivos autônomos, ainda que alguns parcialmente, interagem de forma física com as pessoas e modificam o seu comportamento de acordo com o ambiente, essa pode ser uma das muitas definições da robótica avançada.

Há diversos outros fatores a serem considerados dentro da indústria 4.0, como a integração de sistemas e dados, a facilidade de simulação e a digitalização dos processos. Por isso, a indústria 4.0 é muito benéfica dentro do mercado atual. Visto que a própria tecnologia ampara a sua evolução, bem como a sua evolução cria novas possibilidades tecnológicas. 

A união de ferramentas modifica fluxos e processos

Portanto, a tecnologia na indústria aumenta a sua produtividade e capacidade, sendo uma inovação também para pequenas empresas. Embora muitos acreditem que a indústria 4.0 é a união de ferramentas complexas e, portanto, requer um alto investimento financeiro.

Essas melhorias podem ser implementadas de forma gradativa, com base no seu custo-benefício. Certamente, a indústria 4.0 representa uma nova realidade mercadológica em todas as cadeias de produção de forma global.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Anatel inicia análise profunda da expansão da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em processo de análise da expansão da Starlink,…

16 horas ago

Copa Energia possui vagas de emprego abertas para Ajudantes, Operadores e mais!

A Copa Energia, renomada no mercado de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), está oferecendo diversas…

17 horas ago

General Motors anuncia abertura de novas vagas de emprego nesta semana, confira!

Com mais de décadas no mercado, a General Motors (GM) é uma das principais empresas…

17 horas ago

Oportunidade de emprego para impulsionar sua carreira! A Caterpillar está com vagas abertas no Brasil

A Caterpillar Inc., fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, está oferecendo oportunidades em…

17 horas ago

CNH Industrial oferece oportunidades de emprego no Brasil: Confira as vagas abertas e se inscreva!

A CNH Industrial atua na fabricação de equipamentos de construção, agrícolas e veículos comerciais, equipamentos…

17 horas ago

Ipiranga e Chevron trazem novamente a marca Texaco ao Brasil com anúncio de novo acordo

A Ipiranga e a Chevron Brands International anunciaram um acordo que marca o retorno da…

17 horas ago