Uma das grandes demandas do mercado na era digital é a sustentabilidade, já que a indústria tem sido nociva para o meio ambiente por muitas décadas, por isso, a energia renovável é uma inovação necessária, bem como pode criar um novo fluxo de mercado.
Energia renovável: biomassa, geotérmica, hidrelétrica, oceânica e solar
A energia renovável deve ser inserida nas indústrias e na economia de forma ampla. Por isso, o investimento em sustentabilidade em todos os aspectos possíveis é fundamental para o crescimento de uma empresa dentro da dinâmica do mercado atual. Confira alguns tipos de energia renovável!
Biomassa
Uma matéria de origem vegetal ou animal, a biomassa produz energia que pode ser oriunda de bagaço de cana-de-açúcar, lenha, carvão, dentre diversas fontes naturais. A biomassa possui baixa eficiência quando se trata de energia e, por isso, é utilizada em países de baixo desenvolvimento.
Por isso, a biomassa é uma opção válida em algumas situações específicas, no entanto, não representa a possibilidade de fonte energética na matriz mundial. Contudo, trata-se de uma energia que sustenta muitas famílias rurais ao redor do mundo, já que 14% da energia consumida é oriunda dessa fonte.
Energia geotérmica
A energia geotérmica utiliza energia térmica do interior do planeta Terra, sendo assim, trata-se de uma fonte de energia que pode ser utilizada sem a produção em usinas, bem como também pode ser utilizada quando o calor do centro da terra é direcionado para uma indústria que transforma esse calor em energia elétrica. À essas possíveis finalidades, especialistas deram o nome de forma direta e forma indireta de utilização da energia geotérmica.
A energia geotérmica é uma energia que possui muito potencial em regiões próximas de vulcões. Contudo, a sua utilização ainda requer estudos e análises, já que, a depender da técnica utilizada para sua extração, ela pode emitir substâncias tóxicas.
Hidrelétrica
O aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água gera energia hidrelétrica, uma vez que a energia cinética promove a rotação de pás das turbinas do sistema hidrelétrico, por causa dessa rotação, o movimento gera energia elétrica.
A capacidade do Brasil em energia hidráulica é bastante ampla. A energia hidrelétrica é considerada uma energia limpa porque possui baixa emissão de gases, contudo, para que ela seja utilizada de forma renovável é necessário que haja investimentos em pequenas centrais hidrelétricas, já que as grandes hidrelétricas causam impactos negativos no meio ambiente.
Energia dos oceanos
As ondas oceânicas podem emitir uma energia que pode ser utilizada na demanda energética atual, chamada energia ondomotriz, já a energia oriunda das marés, é chamada de maremotriz. No entanto, trata-se de uma possibilidade renovável que ainda é pouco utilizada, já que requer um grande investimento econômico, bem como requer que as marés estejam maiores do que 3 metros.
Sendo assim, economicamente a energia ondomotriz é inviável, considerando o preço do KWh, que seria bastante alto. Contudo, é uma energia que pode ser uma fonte de investimentos para o crescimento do conceito renovável de energia na matriz global.
Energia solar
A energia solar é muito conhecida como uma fonte de energia renovável, visto que a energia elétrica magnética oriunda do sol pode ser transformada em energia térmica elétrica.
Dois sistemas são utilizados na atualidade para produzir energia solar: o heliotérmico e o fotovoltaico. No sistema heliotérmico, a radiação é convertida em energia térmica, que posteriormente se torna elétrica, já na no fotovoltaico a radiação solar se converte em energia elétrica.