Home ENERGIA China alcança o topo mundial em energia limpa e impressiona na COP28

China alcança o topo mundial em energia limpa e impressiona na COP28

A China destaca seu papel proativo na governança climática global e sua busca contínua por soluções para a mudança climática na COP28 em Dubai.

by Marcelo Santos
China alcança o topo mundial em energia limpa e impressiona na COP28

Enquanto líderes e delegados de todo o mundo se reúnem na 28ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) em Dubai, a China emerge como uma força proativa na busca por soluções globais para a mudança climática. O país asiático tem desempenhado um papel determinado e sábio ao enfrentar os desafios prementes impostos pelas mudanças climáticas, demonstrando seu compromisso com a energia limpa e a sustentabilidade ambiental.

Conquistas notáveis da China em energia limpa

O diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, destacou as conquistas da China no campo da energia limpa durante um evento paralelo realizado no Pavilhão da China na COP28. Birol elogiou o excelente progresso da China no desenvolvimento de energia solar, eólica, veículos elétricos e baterias de energia, enfatizando que o país asiático é uma líder global em energia limpa.

O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, em Dubai, durante uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, reforçou o compromisso da China com a criação de um sistema de governança climática global justo, razoável, cooperativo e de benefício mútuo. A China assumiu a meta ambiciosa de “duplo carbono”, que visa atingir o pico das emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060. Para concretizar essas metas, a China formulou uma abrangente estrutura de políticas “1+N”.

Cooperação internacional

Além de suas iniciativas de redução de carbono no âmbito doméstico, a China estende seu apoio a países em desenvolvimento, compartilhando conhecimento, tecnologia e recursos para ajudá-los em seus esforços para reduzir efetivamente as emissões. A China assinou 43 documentos de cooperação Sul-Sul sobre resposta ao clima com 38 países em desenvolvimento, proporcionando treinamento para milhares de funcionários e profissionais especializados em resposta ao clima em mais de 120 nações.

Progressos significativos em sustentabilidade

O país asiático tem registrado avanços significativos na promoção da sustentabilidade ambiental. Em 2022, a intensidade das emissões de dióxido de carbono do país diminuiu em mais de 51% em relação a 2005. A capacidade instalada de energia não fóssil aumentou consideravelmente, atingindo 50,9%.

Para combater as mudanças climáticas, houve uma substancial redução no consumo de carvão por unidade do Produto Interno Bruto (PIB). Adicionalmente, a China expandiu sua cobertura florestal e viu seu estoque florestal crescer ao longo das últimas três décadas.

Liderança em veículos de nova energia

A China é reconhecida como líder mundial na indústria de veículos de nova energia (NEV). Sua produção e vendas de NEVs estão no topo global, representando mais da metade do total mundial, com mais de 18 milhões de NEVs em uso.

Como um importante país em desenvolvimento responsável, a China está comprometida em trabalhar com todas as partes na construção de um mundo mais limpo e sustentável. Em novembro de 2023, a China e os Estados Unidos emitiram a “Declaração de Sunnylands sobre o Reforço da Cooperação para Enfrentar a Crise Climática”, enfatizando seu compromisso de colaborar na resolução da crise climática.

A China sediou a Reunião de Alto Nível dos BRICS sobre Mudança Climática em 2022, que resultou na adoção de uma Declaração Conjunta e em um compromisso compartilhado para impulsionar a pesquisa de políticas sobre crescimento verde de baixo carbono, cooperação tecnológica e projetos piloto colaborativos.

A Visão de um futuro sustentável da China 

O país asiático demonstrou sua liderança proativa na busca por soluções climáticas, impulsionando a cooperação internacional e promovendo o desenvolvimento verde e a transição para uma economia de baixo carbono. Sua abordagem reflete um profundo senso de responsabilidade na construção de um futuro sustentável e na promoção de uma comunidade global com um futuro compartilhado.

O engajamento aberto da China em diálogos construtivos e a promoção da cooperação pragmática têm estabelecido o país como uma figura-chave na luta contra os desafios climáticos que afetam a humanidade.

Veja também