INDÚSTRIA

Bioeconomia: conheça o setor que gera milhões de vagas de emprego e movimenta trilhões de euro por ano

De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o setor de bioeconomia produz mais de 2 trilhões de euros por ano no mundo inteiro, além de gerar mais de 20 milhões de empregos. O segmento, que faz parte do agronegócio, cresce com mais na biodiversidade, o que torna o Brasil um país forte para se destacar na área. Além disso, fortalecer a economia do país com base no desenvolvimento sustentável é uma forma de manter os valores ambientais atrelados ao lucro.

A bioeconomia tem grande impacto na economia do país e procura fazer isso de modo sustentável. O etanol é um exemplo dos itens produzidos pelo segmento

Como forma de definir a bioeconomia, a OCDE desenvolveu a seguinte descrição: “[A bioeconomia é] um mundo onde a biotecnologia contribui com parcela importante da produção econômica. Sua emergência está relacionada a princípios relativos ao desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental, envolvendo os elementos: biotecnologia, conhecimento, biomassa renovável e integração entre aplicações”.

De forma mais palpável, o segmento atua diretamente com o desenvolvimento de alimentos, vacinas e biocombustíveis, além de auxiliar também na área de cosméticos e cruzamento e aperfeiçoamento de plantas e animais.

O etanol, um biocombustível produzido a partir da fermentação de açúcares e cereais, é um exemplo prático de como a bioeconomia se faz presente. Ele já foi descrito como o “combustível verde do futuro”, de acordo com o ministro do petróleo da Índia, o que demonstra a sua popularização mundo afora.

No entanto, ainda existem muitas limitações na área, como aponta Jorge Madeira Nogueira, professor de economia da Universidade de Brasília (UnB). Em sua fala, o docente destaca a necessidade de desenvolver “alternativas para investir na pesca na Amazônia, investir em políticas públicas para cooperativas de açaí e ampliar o trabalho da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na Amazônia”. É a partir do investimento na bioeconomia que o setor pode crescer ainda mais e ajudar na qualidade de vida da população.

O sistema de aproveitamento e desmatamento precisa ser repensado. A bioeconomia deve valorizar o desenvolvimento sustentável da região

Apesar das vantagens proporcionadas pela bioeconomia, as práticas da área precisam mudar, como aponta Patrícia Gomes, diretora-executiva adjunta do Imaflora e gestora da Rede Origens. Para ela: “[…] a gente vê na Amazônia um dos exemplos de bioeconomia que é aquele modelo tradicional, um modelo muito de exploração. Você chega, retira o recurso, você não compartilha a riqueza, você sai dali e deixa a pobreza, o desmatamento. A gente tem que compartilhar valor localmente, fazer repartição de benefícios e pensar um negócio que seja ganha ganha. Que seja um bom negócio para as empresas e que seja também um vetor de desenvolvimento sustentável na região”.

Afinal, considerando que um dos pilares da bioeconomia é o desenvolvimento sustentável, prezar pelo bem-estar da comunidade local e evitar o desmatamento são passos básicos para que a prática continue gerando lucro de forma contínua.

Seguindo práticas que preservem o meio ambiente, a bioeconomia — e o agronegócio como um todo — será capaz de fomentar a economia do Brasil por ainda mais tempo. O desenvolvimento sustentável precisa de condições mínimas para sobrevivência, como a terra saudável para produzir recursos em boas condições, por exemplo. A partir de uma prática consciente e investimentos na área, ela só tem a crescer.

Por fim, pode-se concluir que o desenvolvimento sustentável tem sido uma prática cada vez mais incentivada no Brasil e no mundo. Por meio da bioeconomia, o agronegócio tem se expandido cada vez mais e fortalecido a economia a nível internacional.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago