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Bajaj anuncia nova fábrica no Brasil com meta ambiciosa de triplicar vendas com a chegada de novas motos

Montadora indiana Bajaj antecipa operações de sua nova fábrica em Manaus e aposta em expansão no mercado brasileiro.

by Marcelo Santos
Bajaj anuncia nova fábrica no Brasil com meta ambiciosa de triplicar vendas com a chegada de novas motos

A Bajaj, renomada marca indiana de motos, acelerou seus planos e antecipou a inauguração de sua primeira fábrica fora da Índia, originalmente prevista para o segundo semestre de 2024. Agora, a expectativa é que a planta, localizada em Manaus (AM), entre em operação até o final de maio deste ano. Com capacidade para produzir 20 mil unidades anuais, a nova fábrica representa um marco significativo para a expansão da empresa no mercado brasileiro.

Metas ambiciosas de vendas e expansão da rede de concessionárias

Com a entrada em operação da nova fábrica, a Bajaj tem como objetivo triplicar suas vendas no Brasil. Em 2023, foram comercializadas 3.800 unidades da marca, compreendendo os modelos da família Dominar: 160, 200 e 400. Com a meta de alcançar pelo menos 11.400 motos vendidas em 2024, a empresa demonstra confiança em seu potencial de crescimento no país. Atualmente, a marca conta com dez concessionárias em operação em diversas cidades do Brasil e planeja abrir novas lojas em várias regiões, incluindo Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), e outras.

Além da expansão da rede de concessionárias e a construção da nova fábrica, a Bajaj também está focada em lançar inovações sustentáveis. Após revelar suas primeiras motos flex em fevereiro passado, a empresa planeja lançar a primeira moto a gás do mundo. Segundo o diretor geral da Bajaj, Rajiv Bajaj, a marca planejava inicialmente o lançamento para 2025, porém, devido aos resultados promissores dos testes recentes, a data foi antecipada para o próximo trimestre.

Investimento em tecnologia sustentável e resposta aos desafios ambientais

O lançamento da moto a gás da Bajaj é uma resposta aos desafios ambientais globais, incluindo a busca por formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Assim como outros países, a Índia tem adotado medidas para mitigar o impacto ambiental de seus transportes, incentivando o desenvolvimento de modelos mais sustentáveis. Além das motos elétricas e flex, os modelos movidos a GNV, gás natural veicular, surgem como uma solução promissora. A Bajaj pretende não apenas lançar uma moto a gás, mas toda uma linha de modelos, visando atingir diversos nichos de mercado.

O desenvolvimento da moto a gás representa um desafio técnico significativo, especialmente pela necessidade de encontrar soluções para o armazenamento seguro do GNV em uma motocicleta. No entanto, a Bajaj está determinada a superar esses obstáculos e se destacar como pioneira nesse segmento. Com um foco claro em inovação e sustentabilidade, a empresa está posicionada para liderar a transformação do setor de motocicletas e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável.

Dafra encerra parceria de 14 anos com TVS e redireciona foco para marca SYM

Após 14 anos de uma frutífera parceria com a TVS, uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia e rival direta da Bajaj, a Dafra anunciou o fim dessa colaboração, marcando um momento significativo de transição para a montadora brasileira. Durante os anos de parceria, mais de 40.000 unidades foram comercializadas no Brasil, destacando-se modelos como a Apache RTR 200, que era montada em Manaus, Amazonas.

Com o término dessa parceria, a Dafra não produzirá novas unidades da linha TVS em sua fábrica, mas assegura que continuará a oferecer suporte em garantia, peças e serviços aos proprietários das motocicletas Apache RTR 150 e Apache RTR 200. Este movimento estratégico permitirá à Dafra concentrar suas energias e recursos no desenvolvimento e fortalecimento da marca SYM, com quem mantém uma parceria estratégica há 14 anos.

Foco na SYM e novos lançamentos

A Dafra confirmou que um dos lançamentos previstos para 2024 será fruto da parceria com a SYM, marca taiwanesa conhecida por sua vasta gama de scooters e alguns modelos de motocicletas. Este lançamento visa preencher o segmento de mercado anteriormente ocupado pela Apache RTR 200. No entanto, o portfólio global da SYM sugere que a marca não possui atualmente uma moto de categoria street na faixa das 200 cilindradas, o que indica que a novidade pode ser algo inédito.

O fim da colaboração com a TVS também afeta outros modelos, como a Mottu Sport 110i, baseada na TVS Sport 110i, produzida especificamente para a empresa de aluguel de motos Mottu, sob permissão da marca indiana. Com a saída da linha Apache, o catálogo da Dafra no Brasil passará a ser composto exclusivamente por modelos da SYM fabricados sob licença no país, incluindo cinco scooters e duas motocicletas aventureiras.

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