Home INDÚSTRIA Avanço dos carros elétricos na China, maior indústria automotiva do mundo, pode começar a desequilibrar mercado de petróleo

Avanço dos carros elétricos na China, maior indústria automotiva do mundo, pode começar a desequilibrar mercado de petróleo

Impacto no mercado de petróleo e alta dos veículos elétricos na China: Brasil pode ter um papel de destaque na mobilidade urbana.

by Valdemar Medeiros
Avanço dos carros elétricos na China, maior indústria automotiva do mundo, pode começar a desequilibrar mercado de petróleo

Carros elétricos comerciais estão cada vez mais populares em muitos lugares ao redor do globo, em especial, carros elétricos em serviços de entrega urbanas e China não fica de fora dessa. As vendas na indústria automotiva global tiveram um aumento relativo, com a venda desses carros elétricos comerciais leves, que são movidos a bateria, as vendas na indústria automotiva aumentaram de menos de 1% em 2020 para cerca de 10% dentro desse segmento só nesse ano, e partindo disso, é notável o começo de um impacto na demanda global do mercado de petróleo.

Aumento em vendas na indústria automotiva e possível queda para o mercado de petróleo

Segundo uma matéria de um dos principais provedores de informação para o mercado financeiro mundial, a crescente na indústria automotiva com base nos carros elétricos não mostra sinais de redução alguma, muitos carros elétricos, tais como vans e pequenas picapes na China estão sendo adquiridas, e calmamente irá se expandindo para caminhões maiores à medida que se tornam competitivos.

Na China ainda não existem muitos carros elétricos amplamente disponíveis à venda, mas é esperado que isso mude, pois logo menos os fabricantes locais entrarão em ação e com a venda desses veículos movidos a eletricidade, a venda de veículos movidos a combustão irá impactar o mercado de petróleo de forma drástica.

Mercado de petróleo pode sofrer queda com a chegada de novos veículos elétricos à venda

Mesmo que a venda baixa de caminhões de maior porte movidos a eletricidade e vendas de semi-caminhões elétricos fossem praticamente zero há dois anos, eles representam hoje um percentual de 3,4% do mercado automotivo, e destacando, novamente, essa margem tende a aumentar com o passar dos anos.

Na medida que a tecnologia que move os carros elétricos avança, os caminhões movidos a eletricidade se tornarão mais adequados para funções mais ousadas e para trabalhos de longo percurso.

Na China, estão adotando a troca de baterias não somente para carros de passeio, mas também para caminhões e para vans. Logo menos, em um futuro não tão distante, a China terá cerca uma faixa de 34 mil carros elétricos comerciais com baterias substituíveis nas ruas.

Impacto no mercado de petróleo e alta dos veículos elétricos na China

Segundo dados da Forbes, a China viu uma crescente de 318% no número de estações de troca de baterias e muitas outras estão idealizadas. A ideia é que com isso, um impacto nos preços globais do petróleo seja observado nos próximos dias, não somente por isso, mas também pela quantidade crescente de novos carros elétricos que estão sendo comprados no país (dentre eles há também muitos com troca de baterias).

No país, a venda dos modelos movidos a bateria está avançando de forma rápida, e na potência asiática, a participação dos carros elétricos e híbridos já atingiu no mês de agosto o percentual de 26,7% do mercado, podendo fechar esse ano com o dobro das vendas se relacionado ao ano passado.

 

Veja também