Home ECONOMIA Economia da China demonstra sinais de desaceleração e deixa alerta para temores de uma recessão global

Economia da China demonstra sinais de desaceleração e deixa alerta para temores de uma recessão global

A economia da China é uma das que mais crescem no mundo atualmente, embora seu crescimento tenha sido afetado nos últimos anos. A taxa de crescimento da economia da China nos últimos anos é de quase 7%, uma taxa superior às economias mundiais.

by Valdemar Medeiros
Economia da China demonstra sinais de desaceleração e deixa alerta para temores de uma recessão global

No segundo trimestre desse ano, a China teve acentuadamente, uma desaceleração no crescimento econômico, tendo destaque no colossal impacto de lockdowns generalizados contra a covid-19, a preocupação só aumenta, por algo que possa vir durantes os próximos meses, mediante um cenário global cada vez mais tenebroso.

Economia da China – país teme recessão global

Nessa ultima sexta-feira (15), segundo dados, foram registrados novos temores de uma recessão global, na proporção em que as autoridades aumentam as taxas de juros para conter a inflação, expandindo assim as dificuldades dos consumidores e das empresas em todo o globo, paralelamente em que enfrentam os desafios da guerra na Ucrânia e os problemas nos âmbitos de abastecimento.

O PIB da China teve um crescimento relativo de apenas 0,4% entre os meses de abril e junho no que refere ao ano de 2021, de acordo com dados oficiais.

Essa foi a pior performance, já que estamos falando da segunda maior economia mundial, desde que a série de dados teve início lá em 1992, apagando uma contração de 6,9% no primeiro trimestre de 2020 em razão do choque inicial da pandemia de covid-19.

Forte desaceleração na economia da China

A então prospera economia da China, marcou também uma forte desaceleração em relação ao crescimento, cerca de 4,8% registrado só no primeiro trimestre.

O PIB teve uma queda de 2,6% no segundo trimestre, em relação ao período anterior, contra a expectativa de redução de 1,5% e alta revisada de 1,4% no trimestre anterior, segundo comparação trimestral.

“A economia da China tem estado à beira de cair no estagflação, embora o pior já tenha passado no período de maio a junho. Pode-se descartar a possibilidade de uma recessão, ou dois trimestres seguidos de contração”, avaliou Toru Nishihama, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Dai-ichi Life.

“Dado o crescimento fraco, é provável que o governo da China implemente medidas de estímulo econômico a partir de agora para reverter o desempenho fraco, mas os obstáculos são grandes para que o Banco do Povo da China reduza ainda mais as taxas de juros, uma vez que alimentaria uma inflação que tem sido mantida relativamente baixa no momento.”

China e sua escalada mediante recuperação econômica

Nos meses de março e abril, a China adotou métodos, como lockdown total e parcial nos principais centros chineses, incluindo a capital comercial Xangai, onde se teve uma redução anual de 13,7% no PIB no segundo trimestre. A produção na capital Pequim teve uma diminuição de 2,9% em relação ao mesmo trimestre de 2021.

Mesmo com tantas restrições sendo suspensas desde então, e os dados de junho mostrem sinais de uma possível melhora na economia, analistas não estão tão otimistas quanto à rápida recuperação da economia da China.

O que é recessão global, e porque os países temem tanto?

“Para muitos países, será difícil evitar uma recessão”, escreveu o presidente do Banco Mundial, David Malpass, no dia 7 de junho. A mensagem foi uma afirmativa, do iminente desacelerar da economia global em 2022. Os alertas acontecem num momento de persistência de inflação alta na maior parte do globo, com tendência de aperto monetário em vários países.

Um exemplo evidente, a desaceleração da economia chinesa, é uma ameaça, e a guerra na Ucrânia segue como um fator crucial no cenário mundial. As principais bolsas ao redor do mundo apresentam quedas frente às concepções negativas. Ou seja, uma recessão global, corresponde ao período em que a economia está em retração.

 

Veja também