Home NOTÍCIAS ANP aprova compra do campo de petróleo de Maromba pela BW Offshore por US $ 115 Milhões

ANP aprova compra do campo de petróleo de Maromba pela BW Offshore por US $ 115 Milhões

by Roberto Vieira
A norueguesa BW Offshore recebeu aprovação do regulador de petróleo brasileiro ANP (Agência Nacional do Petróleo)  para comprar o campo de petróleo de Maromba, que faz parte do plano de Oslo para se tornar um operador, e não apenas um fornecedor de serviços de petróleo, plataformas e navios.

Compra da Chevron Corp. e a Petrobras, ampliando as operações da BW no Brasil, onde já possui duas unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarregamento (FPSOs).

O preço total de compra do campo de petróleo na bacia de Campos, na costa do Brasil, é de US $ 115 milhões, que devem ser pagos em três etapas, conforme o desenvolvimento do primeiro petróleo.

A emissão de um documento regulatório resultará em um primeiro pagamento de US $ 30 milhões. Os EUA e outros estágios serão marcados pelo início das operações de perfuração e pela primeira produção de petróleo, ou três anos após o início das operações de perfuração, o que ocorrer primeiro.

A BW Offshore recebeu aprovação em março do CADE, órgão antitruste brasileiro, para comprar o campo da Petrobras, que detinha uma participação de 70%, e da Chevron, que detinha uma participação de 30%.

“Maromba é mais uma prova do nosso modelo de negócios de exploração e produção”, disse Karl K. Arnet, diretor executivo da BW Energy, uma divisão da BW Offshore. “A Maromba deverá aumentar significativamente nossa produção a partir de 2022 e é um elemento muito importante de nossa estratégia de crescimento.”

O presidente da ANP, Decio Oddon, confirmou à imprensa no sábado que a BW foi aprovada como operadora de um campo de petróleo no Brasil. “Foi aprovado ontem”, disse Oddon. “Isso indica uma retomada da atividade de produção de petróleo offshore no Brasil.”

Veja também