ECONOMIA

Ações da Bolsa de Valores da Índia se mantém estáveis após anúncio sobre fim dos impostos de exportação de metais, como o aço, para reanimar mercado internacional

Nesta segunda-feira, 11 de julho, as ações na Bolsa de Valores da Índia terminaram o dia estáveis após a divulgação de que o país estaria diminuindo a cobrança de impostos sobre as exportações de metais, como o aço, de modo a melhorar os estoques do setor e controlar os preços que estão sofrendo com a alta da inflação mundial que está afetando os preços das commodities. 

“O índice NSE Nifty 50 (.NSEI) terminou estável em 16.216, enquanto o S&P BSE Sensex (.BSESN) caiu 0,16%, para 54.395,23. Os índices haviam caído cerca de 0,7% no início da sessão”, afirmou o portal Reuters. 

A área de tecnologia do país teve uma queda de ao menos 3% após ter sido arrastada pela Tata Consultancy Services (TCS.NS), visto que as ações da instituição apresentaram queda de ao menos 4,9% após atingir  uma baixa de três semanas consecutivas.  Isso aconteceu porque a empresa perdeu as suas principais estimativas de lucro e o anúncio sobre a baixa entrada de caixa foi divulgado na última sexta-feira, 8 de julho. 

Apesar disso, os índices de metais  tiveram alta de 2% justamente pelo positivismo do setor com a possibilidade de maior exportação junto à  retomada das empresas indianas de mineração para o mercado internacional, que poderiam lucrar com a alta das commodities. Prashanth Tapse, vice-presidente (pesquisa) da Mehta Equities, afirma que os ganhos que o país tem no setor de metais vem compensando a baixa no setor de tecnologia, fortemente arrastada nos últimos meses. Os investidores estimam que o fim dos tributos melhore o setor após uma baixa de 13% apenas no mês de junho. 

A rúpia indiana, moeda oficial utilizada no país, terminou o dia com uma das suas maiores quedas perante o dólar, saindo das carteiras estrangeiras nesta segunda-feira, 11 de julho. Em relação ao Brasil, o dólar também atua em alta, mesmo que o Ministério da Economia esteja aumentando, constantemente junto ao COPOM, do Banco Central, a Taxa Selic. Inclusive, a partir de agosto, na primeira semana do mês, está previsto que haja um novo reajuste da taxa. 

Apesar dos aspectos negativos em relação à inflação e aumento de preços ao consumidor, o Brasil vem aumentando a sua exportação de petróleo brent para os indianos. 

Inflação na Índia será um dos focos da semana

A inflação da Índia é um dos focos da semana e sacudirá a bolsa de valores nacional, principalmente em relação ao varejo, que detém a uma parte do Produto Interno Bruto, PIB.  Os índices de junho terminaram acima do que é previsto pela tolerância do Reserve Bank of India para o sexto mês do ano. 

 

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Imagens de Tesla Cybertruck abandonadas nos EUA geram polêmica! O que está por trás?

Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…

10 horas ago

Com vagas de emprego imperdíveis, Grupo Bravante abre novo processo seletivo para profissionais de todo o Brasil

O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…

11 horas ago

ICM Group abre muitas vagas de emprego para profissionais que buscam se destacar ainda mais no setor de petróleo mundial

A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…

11 horas ago

Polícia Militar abre concurso público com 335 vagas para oficiais e soldados – garanta sua vaga e concorra a até R$ 9.236,39 de salário!

O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…

11 horas ago

SpaceSail e Brasil fecham acordo e desafiam a liderança de Elon Musk em satélites no país

O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…

12 horas ago