Home ECONOMIA Ações da Bolsa de Valores da Índia se mantém estáveis após anúncio sobre fim dos impostos de exportação de metais, como o aço, para reanimar mercado internacional

Ações da Bolsa de Valores da Índia se mantém estáveis após anúncio sobre fim dos impostos de exportação de metais, como o aço, para reanimar mercado internacional

O governo indiano anunciou ter interesse em reduzir a cobrança de impostos para aumentar exportação e melhor situação do PIB, Produto Interno Bruto.

by Daiane
Ações da Bolsa de Valores da Índia se mantém estáveis após anúncio sobre fim dos impostos de exportação de metais, como o aço, para reanimar mercado internacional - Fonte: Canva

Nesta segunda-feira, 11 de julho, as ações na Bolsa de Valores da Índia terminaram o dia estáveis após a divulgação de que o país estaria diminuindo a cobrança de impostos sobre as exportações de metais, como o aço, de modo a melhorar os estoques do setor e controlar os preços que estão sofrendo com a alta da inflação mundial que está afetando os preços das commodities. 

“O índice NSE Nifty 50 (.NSEI) terminou estável em 16.216, enquanto o S&P BSE Sensex (.BSESN) caiu 0,16%, para 54.395,23. Os índices haviam caído cerca de 0,7% no início da sessão”, afirmou o portal Reuters. 

A área de tecnologia do país teve uma queda de ao menos 3% após ter sido arrastada pela Tata Consultancy Services (TCS.NS), visto que as ações da instituição apresentaram queda de ao menos 4,9% após atingir  uma baixa de três semanas consecutivas.  Isso aconteceu porque a empresa perdeu as suas principais estimativas de lucro e o anúncio sobre a baixa entrada de caixa foi divulgado na última sexta-feira, 8 de julho. 

Apesar disso, os índices de metais  tiveram alta de 2% justamente pelo positivismo do setor com a possibilidade de maior exportação junto à  retomada das empresas indianas de mineração para o mercado internacional, que poderiam lucrar com a alta das commodities. Prashanth Tapse, vice-presidente (pesquisa) da Mehta Equities, afirma que os ganhos que o país tem no setor de metais vem compensando a baixa no setor de tecnologia, fortemente arrastada nos últimos meses. Os investidores estimam que o fim dos tributos melhore o setor após uma baixa de 13% apenas no mês de junho. 

A rúpia indiana, moeda oficial utilizada no país, terminou o dia com uma das suas maiores quedas perante o dólar, saindo das carteiras estrangeiras nesta segunda-feira, 11 de julho. Em relação ao Brasil, o dólar também atua em alta, mesmo que o Ministério da Economia esteja aumentando, constantemente junto ao COPOM, do Banco Central, a Taxa Selic. Inclusive, a partir de agosto, na primeira semana do mês, está previsto que haja um novo reajuste da taxa. 

Apesar dos aspectos negativos em relação à inflação e aumento de preços ao consumidor, o Brasil vem aumentando a sua exportação de petróleo brent para os indianos. 

Inflação na Índia será um dos focos da semana

A inflação da Índia é um dos focos da semana e sacudirá a bolsa de valores nacional, principalmente em relação ao varejo, que detém a uma parte do Produto Interno Bruto, PIB.  Os índices de junho terminaram acima do que é previsto pela tolerância do Reserve Bank of India para o sexto mês do ano. 

 

Veja também