Foto: Divulgação
Conhecida por seus motores elétricos no mercado internacional, a companhia WEG surpreendeu o mercado e seus investidores ao anunciar um novo plano de investimentos para os próximos meses. A empresa planeja aplicar R$ 100 milhões na expansão da produção de baterias de lítio. O foco no chamado petróleo branco tem como objetivo principal atender à crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica, cada vez mais presente no cenário global.
O mercado internacional vem se adaptando cada vez mais às necessidades ambientais em diversos segmentos, como o setor de transportes. A eletrificação dos meios de transporte é uma realidade bastante presente tanto no Brasil quanto em outros países. Assim, grandes players do mercado nacional se mobilizam para novos investimentos em projetos e iniciativas cada vez mais sustentáveis, como a companhia WEG.
Ela já havia anunciado ao mercado brasileiro investimentos bilionários em seus projetos para o ano de 2023, mas surpreendeu os investidores com um novo anúncio. Trata-se de um plano de investimentos no chamado petróleo branco, para expandir a sua produção de baterias de lítio até o fim de 2024.
O montante será destinado, em especial, ao parque fabril de Jaraguá do Sul — a cidade sede da WEG—, em Santa Catarina. Assim, ela concentrará a produção das baterias, expandindo seu compromisso com a transição energética.
“Além de aumentar as dimensões do prédio atual de fabricação, a companhia também construirá uma nova fábrica para atender a demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica e sistemas de armazenamento de energia”, disse a empresa em comunicado.
O cronograma de investimentos na produção de baterias com o chamado petróleo branco irá ser dividido em duas etapas. A expectativa da WEG é que ela contribua com o mercado nacional com cerca de 140 novas oportunidades de empregos. A futura unidade elevará para cerca de seis mil metros quadrados a área construída disponível para o trabalho com lítio. Dessa forma, a expansão da capacidade de produção da sua fábrica em Santa Catarina também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região.
A companhia WEG está fortemente focada em expandir a utilização do chamado petróleo branco em suas atividades produtivas no mercado nacional. Dessa forma, os investimentos milionários na fábrica de baterias de lítio poderá contribuir com o seu compromisso com a transição energética ao longo dos próximos meses.
No entanto, esse não é o único plano de investimento da empresa para esse ano. De acordo com um anúncio recente, a companhia cogita investir R$ 1,6 bilhão na expansão de suas operações ao longo de 2023. André Rodrigues, diretor financeiro da WEG, destaco que mais da metade desse valor será destinado às operações nacionais da companhia em 2023, mas que ela pretende internacionalizar os investimentos realizados. Atualmente, a WEG está em expansão na América, na Europa e na Ásia. Com os novos planos de investimentos em baterias de lítio, ela poderá se tornar ainda mais relevante no mercado internacional.
Por fim, pode-se concluir que o objetivo da companhia é aplicar fortes investimentos em alternativas sustentáveis, como o chamado petróleo branco. Além disso, a gigante no setor de óleo e gás, WEG, planeja expandir de maneira considerável, a sua produção de baterias de lítio até o fim de 2024.
Fundada em 1961, a WEG é uma multinacional brasileira com grande influência nos setores de petróleo, gás, mineração e vários outros. A companhia é reconhecida mundialmente por seus equipamentos eletroeletrônicos e se expande cada dia mais.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…