A modernização do setor portuário nacional é uma tendência cada vez mais presente em todo o país, com diversas empresas adotando soluções únicas para otimizar suas operações. A VLI continua utilizando o software lançado em junho de 2022 para a otimização dos processos de carregamento de carga nos navios em diversos terminais portuários. A solução cria um plano de embarque otimizado, com base na capacidade do terminal, visando otimizar o tempo de operação.
A companhia VLI vem investindo cada vez mais em novas tecnologias e soluções de modernização em suas operações por todo o setor portuário brasileiro.
Visando uma otimização de seus processos e ainda mais qualidade nas atividades, a empresa conta com a inovação como uma de suas principais aliadas.
Em junho de 2022, ela lançou um software de desenvolvimento de planos otimizados de carregamento de navios, que desenvolve a operação com base na capacidade da VLI e do terminal portuário, otimizando assim os processos.
A tecnologia da empresa permite movimentar mais volumes com os mesmos recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade e segurança do navio, garantindo assim ainda mais rapidez e eficiência nas atividades.
O sistema reduz a quantidade de passadas e troca de porões, aumenta a captura de volume de grãos e açúcar, melhora a taxa comercial e reduz o tempo de inicialização da rota de carregamento.
Segundo o gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, essa tecnologia de software de carregamento de navios era utilizada anteriormente apenas para os processo de desembarque nos terminais portuários.
No entanto, foi verificada a possibilidade da inclusão da tecnologia também nas atividades de embarque nos terminais brasileiros, bem como seus benefícios às operações.
“É uma solução inédita mundialmente para embarque de produtos granéis. A única otimização para embarque, até então, era voltada para contêineres”, destaca o especialista.
Antes da criação deste software, os planos de embarque feitos exclusivamente pela tripulação do navio. Eles não consideravam a estratégia e a capacidade operacional da VLI.
Dessa forma, o tempo de embarque era maior, os processos não tinham tanta assertividade e a capacidade máxima dos navios, muitas vezes, não era aproveitada.
Com o lançamento da nova tecnologia, em junho de 2022, o software foi utilizado nas operações de carregamento de navios no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no estado do Maranhão.
Assim, a VLI verificou os diversos benefícios de otimização de tempo já nos primeiros meses, expandindo a utilização do software.
Em seguida, a solução foi implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, em São Paulo.
De junho até novembro, a tecnologia permitiu a redução de pouco mais de 34 horas no carregamento de navios no TPSL. Por sua vez, no Tiplam, a diminuição total de horas, entre outubro e novembro, foi de mais de 121 horas.
A iniciativa desenvolvida pela área de Tecnologia, Inovação e Logística Digital da VLI vem garantindo bons resultados ao setor portuário nacional.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…