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VLI desenvolve novo software com tecnologia de ponta para otimizar o carregamento de navios e expandir operações em terminais portuários

A nova tecnologia reduz os processos, otimiza o tempo e garante uma maior capacidade de carregamento de carga nos navios. A VLI vem utilizando o software como forma de garantir ainda mais eficiência e modernização de suas operações nos terminais portuários.

by Ruth Rodrigues
A nova tecnologia reduz os processos, otimiza o tempo e garante uma maior capacidade de carregamento de carga nos navios. A VLI vem utilizando o software como forma de garantir ainda mais eficiência e modernização de suas operações nos terminais portuários.

A modernização do setor portuário nacional é uma tendência cada vez mais presente em todo o país, com diversas empresas adotando soluções únicas para otimizar suas operações. A VLI continua utilizando o software lançado em junho de 2022 para a otimização dos processos de carregamento de carga nos navios em diversos terminais portuários. A solução cria um plano de embarque otimizado, com base na capacidade do terminal, visando otimizar o tempo de operação.

Tecnologia de otimização do carregamento de navios em terminais portuários foi lançada pela VLI em junho de 2022 e garante bons resultados no setor

A companhia VLI vem investindo cada vez mais em novas tecnologias e soluções de modernização em suas operações por todo o setor portuário brasileiro. 

Visando uma otimização de seus processos e ainda mais qualidade nas atividades, a empresa conta com a inovação como uma de suas principais aliadas. 

Em junho de 2022, ela lançou um software de desenvolvimento de planos otimizados de carregamento de navios, que desenvolve a operação com base na capacidade da VLI e do terminal portuário, otimizando assim os processos. 

A tecnologia da empresa permite movimentar mais volumes com os mesmos recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade e segurança do navio, garantindo assim ainda mais rapidez e eficiência nas atividades. 

O sistema reduz a quantidade de passadas e troca de porões, aumenta a captura de volume de grãos e açúcar, melhora a taxa comercial e reduz o tempo de inicialização da rota de carregamento.

Segundo o gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, essa tecnologia de software de carregamento de navios era utilizada anteriormente apenas para os processo de desembarque nos terminais portuários. 

No entanto, foi verificada a possibilidade da inclusão da tecnologia também nas atividades de embarque nos terminais brasileiros, bem como seus benefícios às operações. 

“É uma solução inédita mundialmente para embarque de produtos granéis. A única otimização para embarque, até então, era voltada para contêineres”, destaca o especialista. 

Software com tecnologia de otimização dos processos de carregamento de navios já está sendo utilizado pela companhia em diversos terminais portuários brasileiros

Antes da criação deste software, os planos de embarque feitos exclusivamente pela tripulação do navio. Eles não consideravam a estratégia e a capacidade operacional da VLI.

Dessa forma, o tempo de embarque era maior, os processos não tinham tanta assertividade e a capacidade máxima dos navios, muitas vezes, não era aproveitada. 

Com o lançamento da nova tecnologia, em junho de 2022, o software foi utilizado nas operações de carregamento de navios no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no estado do Maranhão. 

Assim, a VLI verificou os diversos benefícios de otimização de tempo já nos primeiros meses, expandindo a utilização do software. 

Em seguida, a solução foi implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, em São Paulo.

De junho até novembro, a tecnologia permitiu a redução de pouco mais de 34 horas no carregamento de navios no TPSL. Por sua vez, no Tiplam, a diminuição total de horas, entre outubro e novembro, foi de mais de 121 horas.

A iniciativa desenvolvida pela área de Tecnologia, Inovação e Logística Digital da VLI vem garantindo bons resultados ao setor portuário nacional.

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