NOTÍCIAS

Venezuela planeja aumentar a produção de petróleo em meio a um agravamento da crise

De acordo com um comunicado do presidente Nicolas Maduro, ele planeja aumentar a produção de petróleo em 65.000 barris por dia, expandindo a produção de uma joint venture entre a PDVSA e a China CNPC.

Esse empreendimento, a Sinovensa, é detido em 49 por cento pela gigante estatal chinesa e 51 por cento é a PDVSA. Atualmente, 100.000 barris por dia são produzidos no cinturão do Orinoco. O petróleo cru é a média do grau de sobrepeso de Orinico, que é então misturado com óleo leve para formar a mistura Merey, que, junto com outros tipos intermediários, está em alta demanda entre as refinarias asiáticas.

“Sempre agradeço a China por todos esses esforços e cooperação”, disse Maduro. Ele acrescentou que esta será a primeira de duas expansões de produção, a segunda das quais deverá levar a produção a 230 mil barris por dia.

No último relatório mensal do mercado de petróleo, as fontes secundárias da OPEP – aquelas que o cartel considera dados oficiais de produção – indicam que a produção de petróleo bruto da Venezuela caiu em 16.000 barris por dia de junho para 734.000 barris por dia em junho. Para comparação, a produção de petróleo bruto da Venezuela em 2017 foi em média 1,911 milhões de barris por dia. Segundo a IHS Markit, pode cair abaixo de 500.000 barris por dia até 2020.

A China, junto com a Rússia, apoiou a Venezuela, apesar das sanções dos EUA, e continuou a fornecer dinheiro ao governo em troca de petróleo bruto. No início desta semana, a mídia informou que uma empresa chinesa ajudaria a Venezuela a reparar suas refinarias hospitalares, o que causou uma escassez de combustível que poderia abalar o governo de Maduro, se persistir.

O último passo de Washington para exercer pressão sobre a Venezuela foi o decreto do presidente Trump, que ordenou que todos os ativos pertencentes ao governo venezuelano nos Estados Unidos fossem congelados. Um dia depois, em resposta a um alerta do assessor de segurança nacional John Bolton de que a China e a Rússia deveriam parar de ajudar Maduro, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que Washington deveria parar de “intimidar” a Venezuela.

“A China está chamando os Estados Unidos … para permitir que o povo venezuelano decida seu próprio futuro e pare imediatamente de intimidar outros países a cada passo”, disse Hua Chunin.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago