Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos, a integração do Pensamento Computacional ao ensino de ciências torna-se não apenas uma escolha sábia, mas uma necessidade premente. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) abre suas portas para uma jornada transformadora, oferecendo o curso de extensão em Pensamento Computacional no Ensino de Ciências. Uma oportunidade imperdível para professores e gestores que buscam aprimorar suas práticas educacionais e preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Oportunidade única de capacitação
Com carga horária de 80 horas, distribuídas ao longo de 15 semanas, o curso promove uma imersão completa no universo do Pensamento Computacional, integrando-o de forma inovadora ao contexto das ciências. A metodologia híbrida, combinando atividades presenciais e a distância, garante flexibilidade aos participantes, permitindo conciliar a formação com suas atividades profissionais.
Público-alvo e prazo das inscrições
Destinado a professores de ciências e membros de equipes de gestão de programas de formação docente, o curso oferece 30 vagas concorridas. As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade única de enriquecimento profissional. Os interessados podem se inscrever através do site oficial do Instituto Federal, no link disponibilizado.
Como é feita a seleção para o curso ofertado no Instituto Federal
Para assegurar a equidade no processo seletivo, a escolha dos participantes será realizada por meio de sorteio eletrônico, agendado para o dia 10 de maio. Essa abordagem visa garantir igualdade de oportunidades a todos os candidatos, promovendo transparência e imparcialidade.
O curso de Pensamento Computacional no Ensino de Ciências representa mais do que uma simples capacitação; é um passo crucial na preparação dos educadores para os desafios contemporâneos. Ao integrar conceitos de computação ao ensino de ciências, os participantes serão capazes de estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais digitalizado.
Além disso, a certificação garantida pelo Instituto Federal do Espírito Santo confere respaldo e reconhecimento aos profissionais, agregando valor ao currículo e abrindo portas para novas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Diante do cenário educacional em constante evolução, investir em formação continuada é fundamental para acompanhar as demandas da sociedade contemporânea.
O curso de Pensamento Computacional no Ensino de Ciências oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo é uma porta de entrada para o futuro da educação, capacitando professores e gestores a enfrentar os desafios do século XXI com excelência e inovação. Não perca essa oportunidade de fazer parte dessa transformação! Garanta sua inscrição e embarque nessa jornada rumo ao conhecimento e à excelência educacional.
Conheça um pouco mais sobre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é uma instituição de ensino superior localizada no estado do Espírito Santo, no Brasil. Fundado em 2008, o IFES é uma das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem como objetivo oferecer educação de qualidade em diferentes níveis e modalidades.
O IFES possui campus distribuídos por diversas cidades do estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e pós-graduação em áreas como engenharia, tecnologia da informação, saúde, ciências agrárias, entre outras. Além disso, a instituição também desenvolve projetos de pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
Como parte de sua missão, o Instituto Federal do Espírito Santo busca promover a formação integral dos estudantes, aliando conhecimentos teóricos e práticos, e preparando-os para o mercado de trabalho ou para prosseguir seus estudos em níveis mais avançados. Também valoriza a inclusão e a diversidade, buscando garantir o acesso de todos à educação e promovendo ações afirmativas para grupos historicamente marginalizados.