NOTÍCIAS

Uma nova onda de gás natural liquefeito está pronta para atingir os mercados

A crescente transição para o gás natural no aquecimento e na geração de eletricidade em todo o mundo continuará a impulsionar o crescimento da demanda por gás natural liquefeito (GNL) nos próximos anos, dizem os analistas.

A primeira onda de projetos de GNL, cuja construção começou há uma década, agora está operacional, mas as grandes empresas de petróleo e gás já planejam e sancionam novos projetos para os próximos anos, criando o segundo boom de fornecimento de GNL.

Os especialistas esperam que este ano se torne um ano recorde para as decisões finais de investimento (FID) em novos projetos de GNL, o maior ano em termos de volumes de GNL de projetos, e o maior ano para investimento greenfield de GNL.

Vários projetos já foram aprovados este ano ou atingiram marcos significativos em seu caminho para garantir decisões finais de investimento.

Como a segunda onda de fornecimento de GNL está prestes a chegar ao mercado em poucos anos, analistas alertam que a indústria deve evitar os custos excedentes, para os quais a primeira onda de projetos de GNL se tornou notória.

O próximo boom do projeto de GNL está previsto para beneficiar empreiteiros de engenharia, aquisição e construção (EPC), já que provavelmente levará ao gasto total de capital – incluindo planta de GNL e infra-estrutura de upstream – acima de US $ 200 bilhões entre 2019 e 2025, disse Wood Mackenzie em abril. este ano, observando que o “boom do GNL está de volta”.

Este ano começou com a Exxon e a Qatar Petroleum alcançando uma FID em fevereiro para prosseguir com o desenvolvimento do projeto de exportação Golden Pass LNG em Sabine Pass, Texas, com investimentos de mais de US $ 10 bilhões.

“Avançando agora, os parceiros garantem que o Golden Pass estará na vanguarda da segunda onda de GNL dos EUA”, disse Wood Mackenzie na época, acrescentando que o projeto dá início a um ano recorde para as decisões finais de investimento do GNL.

Este ano é provável que estabeleça um recorde para o número de novas aprovações de projeto, Michael Stoppard, vice-presidente e estrategista chefe da Global Gas na IHS Markit, disse em março.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Tesla Brasileiro! O novo carro Lecar 459 promete alta autonomia e tecnologia avançada no mercado nacional

O Lecar 459, apelidado de "Tesla brasileiro", tem gerado bastante interesse no mercado automotivo nacional.…

4 horas ago

Venha fazer parte da DOF! Empresa abre novas vagas de emprego na sua equipe no Brasil

A DOF, empresa global especializada em serviços submarinos integrados, está oferecendo novas vagas de emprego…

5 horas ago

Intel pausa construção de mega fábrica na Alemanha e adia projeto por dois anos

A Intel anunciou a suspensão temporária da construção de sua grande fábrica na Alemanha, localizada…

6 horas ago

TechnipFMC e Petrobras fecham contrato de R$ 2,9 bilhões para revolucionar campos de pré-sal

A TechnipFMC, uma das principais empresas de tecnologia para o setor de energia, assinou dois…

6 horas ago

MEC oferece cursos gratuitos online de inglês e espanhol sem custo: Veja como participar da seleção de vagas

O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo uma nova oportunidade para quem deseja aprender ou…

6 horas ago

PepsiCo oferece oportunidades de carreira em todo o Brasil; Veja as vagas de emprego disponíveis!

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, está com novas…

6 horas ago