Home ENERGIA Uma nova onda de gás natural liquefeito está pronta para atingir os mercados

Uma nova onda de gás natural liquefeito está pronta para atingir os mercados

by Roberto Vieira
A crescente transição para o gás natural no aquecimento e na geração de eletricidade em todo o mundo continuará a impulsionar o crescimento da demanda por gás natural liquefeito (GNL) nos próximos anos, dizem os analistas.

A primeira onda de projetos de GNL, cuja construção começou há uma década, agora está operacional, mas as grandes empresas de petróleo e gás já planejam e sancionam novos projetos para os próximos anos, criando o segundo boom de fornecimento de GNL.

Os especialistas esperam que este ano se torne um ano recorde para as decisões finais de investimento (FID) em novos projetos de GNL, o maior ano em termos de volumes de GNL de projetos, e o maior ano para investimento greenfield de GNL.

Vários projetos já foram aprovados este ano ou atingiram marcos significativos em seu caminho para garantir decisões finais de investimento.

Como a segunda onda de fornecimento de GNL está prestes a chegar ao mercado em poucos anos, analistas alertam que a indústria deve evitar os custos excedentes, para os quais a primeira onda de projetos de GNL se tornou notória.

O próximo boom do projeto de GNL está previsto para beneficiar empreiteiros de engenharia, aquisição e construção (EPC), já que provavelmente levará ao gasto total de capital – incluindo planta de GNL e infra-estrutura de upstream – acima de US $ 200 bilhões entre 2019 e 2025, disse Wood Mackenzie em abril. este ano, observando que o “boom do GNL está de volta”.

Este ano começou com a Exxon e a Qatar Petroleum alcançando uma FID em fevereiro para prosseguir com o desenvolvimento do projeto de exportação Golden Pass LNG em Sabine Pass, Texas, com investimentos de mais de US $ 10 bilhões.

“Avançando agora, os parceiros garantem que o Golden Pass estará na vanguarda da segunda onda de GNL dos EUA”, disse Wood Mackenzie na época, acrescentando que o projeto dá início a um ano recorde para as decisões finais de investimento do GNL.

Este ano é provável que estabeleça um recorde para o número de novas aprovações de projeto, Michael Stoppard, vice-presidente e estrategista chefe da Global Gas na IHS Markit, disse em março.

Veja também