ENERGIA

Turbinas eólicas offshore podem ajudar o Brasil a ampliar até 3x mais sua capacidade energética

A fonte eólica, que utiliza a força dos ventos para a produção de energia, já é muito utilizada no Brasil. A presença de Turbinas eólicas offshore, entretanto, não é a única maneira de geração de energia eólica. Também é possível colocá-las no mar, gerando assim a famosa energia eólica offshore.

Brasil poderá gerar 700 GW com turbinas eólicas offshore

Globalmente, a estimativa é que 260 GW possam ser gerados até 2030, elevando o total global de instalações eólicas offshore para 316 GW ao final desta década. Para que isso seja possível, estão previstos investimentos no valor de US$ 1 trilhão. Os números globais ainda não chegaram ao Brasil, cujo aproveitamento em energia eólica offshore, de aproximadamente 700 GW, segue inexplorado.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mapeou uma faixa costeira e identificou as regiões com maiores oportunidades de exploração. No Nordeste, é observada uma grande área de viabilidade na costa entre o estado do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também há uma área de grande interesse no Sudeste, entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

Já na Região Sul, é possível observar uma área no estado do Rio Grande do Sul, na Lagoa dos Patos. Uma das vantagens de apostar no setor está em auxiliar o país no cumprimento das metas definidas pelo Acordo de Paris. O Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 50% até 2030, tendo como base as emissões de 2005. Além disso, no último ano, o país se comprometeu a alcançar emissões líquidas neutras até 2050.

Setor de energia eólica offshore criará milhões de empregos

Há também a expectativa de que o setor de energia eólica offshore e onshore empregue cerca de 2,2 milhões de pessoas até 2030 e mais 2,1 milhões até 2050 no mundo, segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis.

O conhecimento desenvolvido sobre energias limpas, a extensa costa e a localização privilegiada para acessar os mercados com as maiores demandas para importação do hidrogênio podem colocar o Brasil como um forte competidor na geração de energia eólica offshore. Essa modalidade, inclusive, integra a estratégia da CNI para uma economia de baixo carbono e impulsioná-la é uma das prioridades do Plano de Retomada da Indústria, apresentado pela Confederação ao governo federal neste ano.

Sendo uma realidade na Europa, Ásia e América do Norte, as turbinas eólicas offshore começaram a dar seus primeiros passos no Brasil, com pedidos de licenciamento no Ibama. Até 30 de agosto deste ano, o órgão ambiental contabilizava 78 pedidos de licenciamento, somando 189 GW de potência instalada, quase a capacidade total de energia já instalada centralizada no Brasil e conectada ao Sistema Interligado Nacional, que é de 194 GW.

Energia eólica offshore pode alavancar economia e retomar a industrialização

A capacidade de exploração e as principais barreiras para o desenvolvimento de projetos com turbinas eólicas offshore constam do estudo elaborado pela CNI chamado de:

“Oportunidades e desafios para geração eólica offshore no Brasil e a produção de hidrogênio de baixo carbono”. Para a entidade, o fortalecimento dessa cadeia de valor no Brasil pode alavancar a economia e facilitar a retomada da industrialização.

Além de disponibilizar uma fonte de energia limpa e renovável, o setor pode atrair empregos e investimento, estimular o desenvolvimento tecnológico e científico e apoiar a promoção do hidrogênio de baixo carbono no Brasil. Uma das questões abordadas pelo estudo é como o setor elétrico absorverá toda a expectativa de desenvolvimento e expansão de geração energética. Desta forma, o hidrogênio verde surge como um caminho.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago