São Bernardo do Campo, SP – A Toyota cumpriu sua promessa e encerrou as atividades de sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP. Este local, inaugurado em 1962, era a primeira unidade da empresa fora do Japão e, até recentemente, dedicava-se à produção de peças de motores para outras unidades da Toyota.
O fechamento da fábrica, anunciado em abril de 2022, foi finalizado com a produção das últimas peças em 11 de novembro, seguido do fechamento definitivo dos portões na última quinta-feira. A Toyota confirmou em nota que finalizou a transferência das operações e que a unidade de São Bernardo do Campo não operará mais.
A fábrica de São Bernardo não só servia como sede administrativa da Toyota no Brasil, mas também produzia componentes para a linha de motores em Porto Feliz, SP, e peças de exportação para a montagem do motor do sedã Camry nos Estados Unidos. Com a desativação desta unidade, os 550 funcionários foram apresentados com a opção de transferência para outras fábricas da Toyota no interior de São Paulo ou um plano de demissão voluntária com condições especiais.
Outras unidades da Toyota no Brasil, localizadas em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, continuam suas operações, produzindo modelos como Yaris, Corolla Cross e motores para diversas aplicações.
A Toyota iniciou sua jornada no Brasil em janeiro de 1958, com a abertura de um escritório em São Paulo. No mesmo ano, importou seu primeiro automóvel, o Bandeirante, que viria a se tornar um ícone no mercado brasileiro.
Em 1962, a produção do Bandeirante foi transferida para a recém-inaugurada fábrica de São Bernardo do Campo, SP, marcando a primeira operação da Toyota fora do Japão. Nos anos 70 e 80, a Toyota intensificou a produção do Bandeirante no Brasil, um veículo notável por sua qualidade construtiva e durabilidade.
A década de 90 foi um período significativo de crescimento para a Toyota no Brasil. A empresa inaugurou sua segunda fábrica em Indaiatuba, SP, em 1996, e em 1998 começou a produção do Corolla, um modelo que alcançaria grande sucesso mundial. No final dos anos 90, a Toyota decidiu parar a produção do Bandeirante e focar na fabricação de autopeças.
A empresa também ampliou sua fábrica de Indaiatuba com um investimento significativo, introduzindo tecnologia de ponta e trazendo novos modelos para o mercado brasileiro, como a Hilux e o SUV SW4.
No início dos anos 2000, a Toyota continuou expandindo seus negócios no Brasil, abrindo caminho para a sustentabilidade com a criação da Fundação Toyota do Brasil em 2009. Em 2012, a empresa inaugurou sua ecofactory em Sorocaba, SP, projetada para minimizar o impacto ambiental, onde são produzidos os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross.
A inovação continuou com o lançamento do Prius, o primeiro carro híbrido da companhia no Brasil, em 2013. Em 2014, a Toyota começou a construção de sua quarta fábrica em Porto Feliz, SP, focada na fabricação de motores. A empresa comemorou 60 anos de operações no Brasil em 2018, lançando o Yaris, e demonstrando um compromisso contínuo com a qualidade, atendimento ao cliente e inovação
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…