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Toyota fecha fábrica e encerra suas atividades em São Bernardo (SP)

A Toyota cumpriu sua promessa e encerrou as atividades de sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP

by Marcelo Santos
Toyota fecha fábrica e encerra suas atividades em São Bernardo (SP)

São Bernardo do Campo, SP – A Toyota cumpriu sua promessa e encerrou as atividades de sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP. Este local, inaugurado em 1962, era a primeira unidade da empresa fora do Japão e, até recentemente, dedicava-se à produção de peças de motores para outras unidades da Toyota.

O fechamento da fábrica, anunciado em abril de 2022, foi finalizado com a produção das últimas peças em 11 de novembro, seguido do fechamento definitivo dos portões na última quinta-feira. A Toyota confirmou em nota que finalizou a transferência das operações e que a unidade de São Bernardo do Campo não operará mais​​​​.

Seda administrativa da empresa no Brasil

A fábrica de São Bernardo não só servia como sede administrativa da Toyota no Brasil, mas também produzia componentes para a linha de motores em Porto Feliz, SP, e peças de exportação para a montagem do motor do sedã Camry nos Estados Unidos. Com a desativação desta unidade, os 550 funcionários foram apresentados com a opção de transferência para outras fábricas da Toyota no interior de São Paulo ou um plano de demissão voluntária com condições especiais​​​​.

Outras unidades da Toyota no Brasil, localizadas em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, continuam suas operações, produzindo modelos como Yaris, Corolla Cross e motores para diversas aplicações.

Trajetória da Toyota no Brasil

1. Primeiros passos e a chegada do Bandeirante (1950s – 1980s)

A Toyota iniciou sua jornada no Brasil em janeiro de 1958, com a abertura de um escritório em São Paulo. No mesmo ano, importou seu primeiro automóvel, o Bandeirante, que viria a se tornar um ícone no mercado brasileiro.

Em 1962, a produção do Bandeirante foi transferida para a recém-inaugurada fábrica de São Bernardo do Campo, SP, marcando a primeira operação da Toyota fora do Japão. Nos anos 70 e 80, a Toyota intensificou a produção do Bandeirante no Brasil, um veículo notável por sua qualidade construtiva e durabilidade​​​​.

2. Expansão e diversificação (1990s – 2000s)

A década de 90 foi um período significativo de crescimento para a Toyota no Brasil. A empresa inaugurou sua segunda fábrica em Indaiatuba, SP, em 1996, e em 1998 começou a produção do Corolla, um modelo que alcançaria grande sucesso mundial. No final dos anos 90, a Toyota decidiu parar a produção do Bandeirante e focar na fabricação de autopeças.

A empresa também ampliou sua fábrica de Indaiatuba com um investimento significativo, introduzindo tecnologia de ponta e trazendo novos modelos para o mercado brasileiro, como a Hilux e o SUV SW4​​​​.

3. Sustentabilidade e inovação (2000s – Presente)

No início dos anos 2000, a Toyota continuou expandindo seus negócios no Brasil, abrindo caminho para a sustentabilidade com a criação da Fundação Toyota do Brasil em 2009. Em 2012, a empresa inaugurou sua ecofactory em Sorocaba, SP, projetada para minimizar o impacto ambiental, onde são produzidos os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross.

A inovação continuou com o lançamento do Prius, o primeiro carro híbrido da companhia no Brasil, em 2013. Em 2014, a Toyota começou a construção de sua quarta fábrica em Porto Feliz, SP, focada na fabricação de motores. A empresa comemorou 60 anos de operações no Brasil em 2018, lançando o Yaris, e demonstrando um compromisso contínuo com a qualidade, atendimento ao cliente e inovação​

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