Categorias DESTAQUE

Tentativa de grupos de esquerda em “regularizar” preços dos combustíveis fará com que diesel e gasolina fiquem mais caros, entenda porquê isso acontece

A Fuel Retailers Association afirmou que as tentativas dos grupos de esquerda na África do Sul em pedirem para que o governo controle  os preços de combustíveis, como gasolina e diesel, fará com que fiquem ainda mais inflados.

 Em março,  muitos países, como a África do Sul, bateram os maiores níveis de inflação dos últimos cinco anos. Além disso, os preços tendem a aumentar depois da iniciativa de muitos governos em remover o subsídio em que pagavam uma parte do preço. 

Nesta segunda-feira, 4 de julho, o Departamento de Recursos Minerais e Energia anunciou que, a partir do dia 03 de agosto, dentro de um mês, fará a retirada de todos os subsídios de combustíveis de gasolina e diesel para a população da África do Sul. 

O preço, de acordo com o informado pelo departamento, sobre o litro do diesel, está por volta de 2,31 rands (moeda utilizada no país). Além dos aumentos nos combustíveis utilizados na agricultura, o que poderá prejudicar o desenvolvimento do PIB, Produto Interno Bruto, é estimado, além disso, que a conta de energia elétrica também aumente, principalmente para os grupos que vivem em regiões mais afastadas. 

Aumentos dos combustíveis somam mais de 36% em apenas um semestre

Os custos voltados para o varejo da gasolina tiveram aumento na África do Sul de ao menos 36% em um semestre, ou seja, desde o começo de janeiro. Os grupos trabalhistas realizam protestos para regularizar os preços, mas as manifestações tendem a ser prejudiciais aos olhos dos investidores do exterior. Dependendo dos níveis dos protestos, os valores do petróleo aumentarão, impactando o desenvolvimento econômico nacional. 

O Brasil vem enfrentando uma situação bastante parecida a esta. Bolsonaro, presidente da República, afirma que não pode intervir nos preços cobrados pela Petrobras mesmo que o governo federal seja acionista majoritário. Por não controlar os preços da estatal, o presidente da república removeu os  tributos federais  sobre o diesel para conter os caminhoneiros. 

Apesar da retirada dos tributos, o alto valor do dólar, que está sendo cotado a R$ 5,32 com o final do pregão da sexta-feira, 01 de julho, faz com que o litro tenha altas constantes e supere a faixa de $ 7 em ao menos vinte estados. Em estados como em Santa Catarina (SC), os postos já tem previsão para alterar os preços do combustível para mais de R $10 nas bombas. Os caminhoneiros estão entre os mais prejudicados. 

Leia mais: Governo Federal está cogitando comprar diesel da Rússia para suprir demanda e evitar escassez

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago