Home DESTAQUE Sustentabilidade: parceria entre o Grupo Madero e a BSBios objetiva a utilização do óleo de cozinha usado na fabricação de combustível

Sustentabilidade: parceria entre o Grupo Madero e a BSBios objetiva a utilização do óleo de cozinha usado na fabricação de combustível

O Grupo Madero fechou parceria com a BSBios para utilização do óleo usado na fabricação de combustível. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
, combustível, óleo e gás, óleo, UCO, destaque,

O Grupo Madero é bastante conhecido por suas diversas ações voltadas ao meio ambiente, sendo uma empresa referência em sustentabilidade por diversos aspectos.

Sustentabilidade: parceria entre o Grupo Madero e a BSBios objetiva a utilização do óleo de cozinha usado na fabricação de combustível

Recentemente, mais uma ação da empresa ganhou destaque neste quesito, já que o grupo realizou uma negociação para fornecer óleo de cozinha como matéria-prima para a fabricação de combustível.

O Grupo Madero é a empresa da América do Sul com o maior número de certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), de acordo com informações oficiais.

Sendo assim, o fornecimento de UCO (óleo de cozinha usado) para a fabricação de combustível, é mais uma ação que vai de encontro aos valores da empresa. A parceria entre o grupo e a empresa BSBios deve recolher cerca de 55 mil litros de óleo por mês.

A utilização do UCO contribui para a produção de combustível renovável, ao passo que também é muito importante para o meio ambiente. A medida irá abranger os 270 restaurantes do grupo.

Logística reversa

Através da adoção do conceito de logística reversa, os resíduos serão recolhidos por empresas que abastecem os restaurantes, cumprindo todos os requisitos da legislação vigente.

O óleo de cozinha industrial é bastante nocivo para o meio ambiente, sendo assim, a produção do biodiesel através desta matéria-prima, é uma forma de unir a necessidade do mercado atual ao conceito de descarte correto de resíduos.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a utilização do UCO como um recurso de matéria-prima vem crescendo no Brasil. 

Visto que o recurso representa cerca de 2,25%, o que pode parecer pouco na média geral, contudo, demonstra uma nova consciência mercadológica. Além disso, em algumas regiões específicas, essa porcentagem pode ser mais elevada.

Desenvolvimento sustentável

Alianças como essa tendem a desenvolver a sustentabilidade e são fundamentais para que outras grandes empresas adotem o mesmo processo. Segundo a BSBios, a ampliação do recurso UCO para a produção do biodiesel já representa 4%, considerando os dados da empresa referentes ao ano de 2022.

Além disso, a empresa destaca que investe fortemente em diversas ações sustentáveis para garantir o seu  compromisso com o meio ambiente.

As ações da Petrobras na reutilização de óleos e gorduras

De acordo com informações oficiais, a Petrobras informa que a utilização de óleos residuais é uma vertente nas suas ações sustentáveis. Segundo informa o site da empresa, já foram processadas 701 toneladas de Óleos e Gorduras Residuais (OGR).

Além disso, a empresa informa que reutiliza o óleo de cozinha usado em suas próprias usinas. Segundo informações da Petrobras, a empresa pretende ampliar a sua produção de biodiesel a partir do reaproveitamento residual de óleos e gorduras, garantindo uma ação sustentável e benéfica ao meio ambiente.

Programa Cuidar 

Uma das ações da Petrobras para essa vertente é o Programa Cuidar. O projeto objetiva aumentar a coleta de óleos e gorduras residuais através de diversas parcerias com associações, corporativas e entidades de catadores.

O Programa Cuidar está funcionando na Bahia e no Ceará, estados nos quais estão localizadas duas usinas próprias de biodiesel da Petrobras. A divulgação desse modelo de parceria é muito importante para que outras empresas adotem uma postura parecida, dada a necessidade de alinhamento dos interesses das empresas e da sustentabilidade como valor em todas as ações organizacionais.

Veja também