Categorias ENERGIA

Supercomputadores estão sendo usados para pesquisas em energia eólica

Com a ajuda do supercomputador Summit hospedado pelo Departamento de Energia dos EUA, a GE Research espera melhorar a eficiência da geração de energia eólica offshore.

Os cientistas da GE estão analisando o potencial da energia eólica offshore para apoiar fontes de energia renováveis, usando um dos supercomputadores mais rápidos do mundo para o avanço da pesquisa.

A equipe planeja usar simulações conduzidas por supercomputadores para impulsionar o líder do projeto, o engenheiro aerodinâmico da GE Research Jing Li, disse que de outra forma seria um estudo impraticável que levaria a uma produção de energia eólica offshore mais eficiente.

Em uma análise feita pelo pós graduando Daywes Neto, da Universidade Federal de Goias – UFG, mostra que a energia eólica, como fonte de energia renovável, é um excelente investimento e que esse setor tende a crescer ao longo dos anos.

De acordo com os pesquisadores, o supercomputador, fará cálculos humanamente impossíveis. “Esta pesquisa pode acelerar significativamente o desenvolvimento da energia eólica offshore como um futuro de energia limpa e possibilitando um mundo com menos poluição” diz Jing Li.

A GE disse que o projeto se concentrará no estudo de motores a jato costeiros de baixo nível, que, segundo ela, fornecem um perfil distinto de velocidade do vento, potencialmente importante para o projeto e operação de futuras turbinas eólicas.

Usando a cúpula, a equipe da GE conduzirá simulações para explorar e informar novas maneiras de gerenciar e operar turbinas offshore para otimizar a energia eólica.

“Agora podemos estudar os padrões de vento que se estendem por centenas de metros de altura ao longo de dezenas de quilômetros de território até que o fluxo de ar seja resolvido nas pás de turbinas individuais”, acrescentou Li.

“Você simplesmente não poderia coletar e conduzir experimentos neste volume. e complexidade de dados sem um supercomputador. Essas simulações nos permitem caracterizar e compreender fenômenos mal compreendidos, como plumas costeiras em baixas altitudes, de maneiras que antes não eram possíveis. ”

Toda essa estrutura permitirá, como a dinâmica do vento impacta nos parques eólicos, permitindo uma maior autonomia em um futuro próximo.

 

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago